NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Química - Potencial de uma Célula Galvânica

16/08/2010 - Liana Chagas disse...

Calcule o potencial da seguinte célula galvânica, a 25 °C:


 22/02/2011 - D.A. RESOLVE

Olá Liana, sou Professor Caian do D.A. e vou te ajudar neste exercício.


O exercício trabalha com conceitos de oxidorredução e eletroquímica.  Chamamos de célula galvânica a célula eletroquímica que apenas gera uma corrente elétrica por reações de oxidorredução. Neste caso a representação da célula galvânica que você nos mostrou esta meio “complicado” o entendimento, pois o correto é representar de modo que na leitura (da esquerda para a direita) indique se no eletrodo onde ocorre redução ou oxidação. Então a representação mais correta seria: 



As equações químicas envolvidas no processo, bem como os potenciais padrões (E°) de redução e oxidação das semi-reações adquiridos em uma tabela de oxirredução é:


Obs: para o cálculo da equação global temos que igualar o número de elétrons (é) nas duas equações, portanto multiplicaremos a primeira equação por 5 e a segunda por 2, tendo 10 elétrons envolvidos. Atenção! na multiplicação das equações não multiplicamos o .


Como o exercício trabalha com concentrações molares a 25 °C, podemos determinar a f.e.m. (potencial) que se deveria obter para a célula galvânica que se pretende construir, a partir da Equação de Nernst:


onde E representa a f.e.m. da célula,   representa f.e.m. padrão, n representa o número de elétrons transferidos, R representa a constante dos gases ideais, T a temperatura, F representa a constante de Faraday e, por último, Q representa o quociente da reação.

Em condições padrão a temperatura é igual a 25 ºC, ou seja, 298,15 K. Substituindo este valor na expressão anterior e os valores respectivos das constantes R e F, obtém-se:


O quociente da reação Q é definido pela razão entre as concentrações iniciais das espécies químicas aquosas (ou gasosas) que constituem os produtos da reação e as concentrações iniciais das espécies químicas aquosas (ou gasosas) que constituem os produtos.

Para o nosso caso teremos:


Espero ter ajudado Liana, qualquer dificuldade, mande-nos outra dúvida.

VEJA TAMBÉM:

3 comentários:

  1. Estou realizando um relatorio para a empresa a qual trabalho, surgiu a questão da pilha galvanica. Vamos utilizar uma chapa galvanizada de usina em contato com um aço carbono pintado com tinta rica em zinco + esmalte aluminio. A questão é havera geração de pilha galvanica?? O que pode ser feito para evitar?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Marcelo Brizolla

    Agradecemos pela visita ao nosso "website".
    Nele procuramos resolver dúvidas de estudantes, em seu dia a dia, para favorecê-los em seus estudos e compreensão de tarefas escolares.
    Seu questionamento e seu interesse são empresariais.
    Para tanto, nosso apoio é em forma de consultoria e haverá custos.
    Contate-nos sobre a continuidade de seu desejo, para melhor definirmos valores, mas nunca deixe de mencionar seu e-mail, sem ele fica muito difícil comunicarmo-nos com você.

    Professores Coordenadores

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran