NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Física - Velocidade de Exibição e Gravação de Videos

09/02/2011 - Aline Paula disse...

Boa Noite!
Gostaria que vocês me esclarececem essa questão.

Os videos são exibidos em uma televisão, usualmente, a 30 quadros por segundo, velocidade que proporciona uma sensação natural de movimento. Para mostrar detalhes de movimentos muito rapidos, algumas câmeras conseguem filmar a uma taxa de 324.000 quadros por segundo. Se o número de quadros filmados com essas câmeras, durante um segundo, fosse exibido na velocidade usual, a duração do video seria de:

a. 1h 30min     b. 2h     c  2h 30min     d. 3h     e. 3h 30min

Desde já, obrigada

18/02/2011 - D.A. RESOLVE

Aline, boa tarde. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do D.A., vou ajudá-la em sua dúvida que trata da velocidade de exibição de um video e da velocidade de gravação do mesmo.

O primeiro passo é compreender o conceito de velocidade de gravação e exibição de quadros de videos. Essa velocidade é dada pela razão entre o número de quadros exibidos ou gravados e o tempo utilizado para tal fim, tem-se:


Agora, já se sabe calcular a velocidade de exibição e gravação de um video. O segundo passo é encontrar o número de quadros gravados em 1 segundo pelas câmeras que filmam 324.000 quadros por segundo, tem-se:


Sabe-se, então, que a câmera filmou 324.000 quadros em um período de 1 segundo. O terceiro passo é descobrir o tempo que esse video demorará para ser exibido em velocidade de 30 quadros por segundo, tem-se:



Para se exibir os 324.000 quadros filmados serão necessários 10.800 segundos. O quarto passo é transformar esse tempo em horas, tem-se:




Os 324.000 quadros serão exibidos em 3 horas. Alternativa D.


Aline, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos mande-nos em forma de outra dúvida.


VEJA TAMBÉM:
FÍSICA - VELOCIDADE MÉDIA I
FÍSICA - VELOCIDADE MÁDIA

Um comentário:

  1. se um relógio de pêndulo for levado ao topo de uma montanha , ele atrasará ou adiantará em relação ao funcionamento na base da montanha?? Qual a diferença de tempo, após um dia, na comparação com um relógio idêntico que ficou na base da montanha de 6,4 Km de altura??
    Alexandre
    e-mail: alexdjorge@gmail.com

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran