NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Física - Acústica - Afinação de Piano

19/10/2010 - Liana disse...

A outra questão com os dados incorretos:

a)  Mostre, diferenciando a expressão para a velocidade de propagação de ondas numa corda, que a variação percentual da velocidade dv/v produzida por uma variação percentual dT/T da tensão na corda é dada por dv/v = dT/2T.
b) Um afinador de pianos faz soar a nota lá de um diapasão, de freqüência f = 440 Hz, para compará-la com a correspondente nota lá da escala média do piano. Com ambas as notas soando simultaneamente, ele ouve batimentos cuja intensidade máxima se repete a intervalos de 0,5 s. que ajuste percentual ele deve fazer na tensão da corda do piano para afiná-la?
c) Pesquise para obter dados realistas sobre as cordas de piano para determinar o comprimento desta corda.

30/11/2010 - D.A. RESOLVE

Liana, boa tarde. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do D.A., vou ajudá-la em sua dúvida que trata de acústica e envolve conhecimento de derivadas de uma função, velocidade de uma onda em uma corda tensionada e frequência de batimento.

O primeiro passo é identificar a relação da velocidade de uma onda em função da tensão da corda por onde ela trafega. Feito isso, deriva-se a função velocidade e estabelece-se as comparações, vê-se:



Agora que se comprovou a relação, o segundo passo é calcular o ajuste percentual que o afinador deve fazer na corda do piano para que o mesmo acompanhe a frequência do diapasão. Vê-se:


Admite-se a velocidade da onda na corda do piano como sendo ajustada a 440 Hz e o percentual de velocidade ajustado para atingir a frequência 440 Hz como sendo 4 Hz. Tem-se:


O ajuste que o afinador deve fazer na tensão da corda do piano, para que o mesmo atinja a frequência do diapasão é de 1,8 %.

A pesquisa relacionada ao item c é de sua inteira responsabilidade.

Liana, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outra dúvida.

VEJA TAMBÉM:

Um comentário:

  1. vcs poderiam me mandar mais exemplos sobre física
    por favor
    obrigado desde de já
    leonardonike2007@hotmail.com

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran