NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Matemática - Grandezas Inversamente Proporcionais

29/11/2010 - Adriana disse...

Bom dia! Meu nome é Adriana. O professor deu esta questão na prova da minha filha:
"O tempo necessário para encher um tanque de água é direta ou inversamente proporcional à vazão da torneira? Ele considerou como resposta correta diretamente proporcional. Gostaria de saber se está correto?

30/11/2010 - D.A. RESOLVE

Adriana, boa tarde. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do D.A., vou ajudá-la em sua dúvida que trata de proporcionalidade de grandezas.

A vazão de uma torneira é a velocidade com que ela despeja a água. A grandeza física velocidade é inversamente proporcional ao tempo. Quanto maior a velocidade com que a aguá é despejada, menor é o tempo para encher um determinado tanque. Desta forma, a vazão da torneira é inversamente proporcional ao tempo de enchimento do tanque

Exemplo: Uma torneira despeja 2 litros de água por minuto em um tanque de 40 litros. Quantos minutos ela leva para encher este tanque? Uma segunda torneira despeja 5 litros de água por minuto. Quantos minutos ela leva para encher o mesmo tanque? Qual das torneiras levou menos tempo para encher o tanque? Por quê?



As grandezas tempo e quantidade de litros são, diretamente, proporcionais, mas quando a relação é vazão e tempo, percebe-se o oposto, veja:


Percebe-se, facilmente, que quanto maior a vazão, menor o tempo, grandezas, inversamente, proporcionais.

O Professor deve ter se enganado em sua resposta. Procure conversar com ele a respeito do assunto e peça para que ele reveja a questão e corrija o engano perante a turma. É melhor reconhecer um erro do que mantê-lo como certo e assim ensinar de forma errada àqueles que, ainda, estão aprendendo.

Adriana, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outra dúvida.


VEJA TAMBÉM:
Matemática - Regra de Três Composta
Matemática - Razão e Proporção

Um comentário:

  1. Enfim entendi, já tinha procurado em outras fontes... mas não estava conseguindo entender.
    Grato pela dica!

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran