NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

Carregando...

VISITÔMETRO DO DAX

Física - Energia Potencial Gravitacional

18/10/2010 - Marcilene Goulart Silva disse...

A energia potencial gravitacional de um objeto na proximidade da Terra é sempre positiva pois a expressão para a mesma é U(y) = mgy, onde y é a altura do objeto que não pode ser negativa.

Essa afirmativa é falsa ou verdadeira?

03/11/2010 - D.A. RESOLVE

Marcilene, bom dia. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do D.A., vou ajudá-la em sua dúvida que trata de energia potencial gravitacional.

Ao se considerar a proximidade da terra, tem-se a mesma como centro do sistema físico e adota-se a mesma como pontual. Desta forma, as alturas em relação a terra são sempre positivas. Na verdade essas alturas são os deslocamentos realizados pelo corpo quando ocorre uma transformação da energia potencial em cinética e o trabalho da força gravitacional é realizado. Pode-se dizer que energia potencial gravitacional é aquela armazenada e pronta para realizar um trabalho em um sistema conservativo. Desta forma, a energia potencial seria uma quantidade de energia semelhante ao trabalho realizado pela força gravitacional.
Nas proximidades da terra a força gravitacional é o peso do corpo, então, a energia gravitacional é dada pelo produto da força peso e a distância do corpo ao centro do sistema físico. Essa distância não pode ser negativa uma vez que o sistema é radial, logo, as alturas são sempre positivas. Esta confirmação, mostra que a energia potencial é sempre positiva.

A afirmativa é verdadeira.

Marcilene, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outra dúvida.

VEJA TAMBÉM:

Um comentário:

  1. Boa tarde, meu nome é Rose, tenho muita dificuldade em matemática poderiam me ajuda?

    Uma vitória régia encontra-se em um tanque de água.Sabendo que ela dobra de área a cada dia e que no final do vigésimo dia, ocupa toda a superfície do tanque em qual dia ela ocupará a metade da superfície do tanque?Qual o tamanho original da vitória régia no momento em que ela foi introduzida no tanque de água? Poderia ilustrar a situação do problema de modo que possa visualizar o que está acontecendo? Grata.

    rosearts@ibest.com.br

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran