NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

PROVA SENAI - CGE 2008 - SUPERIOR TECNOLÓGICO

Se você tiver interesse pelo comentário de alguma questão não resolvida desta prova, clique no link abaixo:
REDE DE ESTUDO COLETIVO


LÍNGUA PORTUGUESA

O texto, abaixo, refere-se à questão 1.

Aula de português

A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?

Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.


Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia pra ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada,
do namoro com a prima.

O português são dois; o outro, mistério.
Carlos Drummond de Andrade.







Questão 1. Leia as afirmações e assinale V para verdadeira e F para falsa de acordo com o texto.

) As estrofes 1 e 4 referem-se ao português coloquial cotidiano, principalmente nos versos 3 e 4 e em toda a 4 a estrofe.
) As estrofes 2 e 3 são uma clara referência à língua portuguesa culta, o que pode ser confirmado pelas passagens “superfície estrelada de letras”, figuras de gramática.
( ) A palavra “esquipáticas” pode ser considerada a sintetizadora da opinião que o eu poético tem da língua culta. Ele a considera complexa, difícil de ser assimilada e, por isso, não tem simpatia por ela.
( ) O último verso é a própria síntese do poema, ou seja, existem duas “línguas” portuguesas: a do cotidiano (as brigas, do namoro com a prima) e a culta, ao dizer “o outro, mistério”, o eu poético reafirma as dificuldades, sutilezas e “mistérios” que o estudante encontra quando estuda a língua culta.

Assinale a sequência correta.

a)  F – F – F – F  
b)  V – V – F – F  
c)  F – F – V – F  
d)  V – V – F – V  
e)  V – V – V – V



Comentário: As estrofes 1 e 4 apresentam um português do dia-a-dia, de forma simples, com palavras fáceis de entender e de se comunicar, próprias do português coloquial, dos colóquios, das conversas; já as estrofes 2 e 3 apresentam palavras e expressões mais elaboradas, mais complexas e registram o uso de regras ( emprego de pronomes de forma enclitica) e figuras de linguagem; a alternativa c apresenta a palavra mais difícil da poesia - esquipáticas - bem própria de linguajar mais rebuscado, mais sofisticado, comprovando ser empregada em português culto - a língua que se encontra nas literaturas, nos jornais, nas bulas de remédios -; a última estrofe, representada por um único verso, apresenta a síntese do poema que informa haver duas formas de comunicação em português: a falada, coloquial e a escrita, formal ou culta.


Alternativa E.

Questão 2
. Assinale a alternativa que não apresenta problema de coesão textual.

a)  Em São Paulo já não chove há mais de dois meses, apesar de que já se pense em racionamento de água e energia elétrica.
b)  Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola com fome, onde ocorre o grande número de desistência.
c)  As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum, mas o policial continua folgadamente tomando o seu café no bar.
d)  Vai faltar alimento e os preços vão disparar, visto que uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país.
e)  Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracanã não é dos piores.


Comentário: É preciso, primeiramente, entender o que é coesão textual. Trata-se de harmonia, ordenação da frase, possibilitando sua coerência. 
A frase em que não há problema de coesão textual é a de que "Vai faltar alimento..."  Por quê? A palavra alimento está sendo empregada de forma generalizada, representando todos os alimentos e para não haver contradição "...os preços vão disparar..." , é a grande lógica e sua consequência e mais uma forma harmônica: em virtude da seca desoladora.


Notem-se os problemas de falta de coesão textual nas outras frases:
e) um jogo adiado pois o estado do gramado não ser dos piores, neste caso, o jogo não seria adiado;
c) a despreocupação das pessoas pelas ruas e o policial fora de sua postura profissionalfolgadamente, tomando café no barlocal que não é dos mais corretos para ser frequentado por profissionais de farda em pleno horário de trabalho;
a) a falta de coesão textual dá-se pela falta de planejamento municipal: esperar que o problema aconteça para depois ser tomada a providência de racionamento;
b) todas as escolas, atualmente, são providas de recursos alimentares e de material escolar que são distribuídos, gratuitamente, aos alunos. Talvez a distância e a falta de responsabilidade dos pais em encaminhar seus filhos às escolas é que são os grandes entraves para a continuidade dos filhos nos estudos. Mesmo a distância não pode ser um fator significativo para a desistência.


Alternativa D.


Questão 3. Assinale a alternativa em que uma divisão silábica está incorreta:

a)  de-ses-pe-rar; ca-a-tin-ga.
b)  cis-an-di-no; i-guais.
c)  sub-li-nhar; ab-rup-to.
d)  su-bli-me; ca-í.
e)  a-rau-cá-ria; e-clip-se.


Comentário: A separação silábica é feita da forma como se pronunciam as palavras, sem forçar, mantendo a naturalidade na pronúncia de cada palavra. Na alternativa A, as duas palavras estão separadas, de forma correta, uma vez que, em ca-a-tin-ga, há um hiato, do grupo AA e os demais pedaços são separados de forma natural e agradável; a palavra de-ses-pe-rar apresenta separação de acordo como se pronuncia, apesar de ser formada por des ( prefixo que significa não, contra ) + esperar =perder a esperança, imagina-se não ser possível parti-lo, colocando o S junto na sílaba seguinte, no entanto,  por convenção, por se encontrar melhor forma de pronúncia, uma melhor facilidade para se falar, é assim que se separa. As alternativas BD e apresentam, também separações ajustadas às pronúncias das palavras. A única alternativa com engano é a C, cujas separações serão su-bli-nhar e a-brup-to, esta última apresenta letra muda (sem vogal para apoiar a pronúncia) e deve ficar na sílaba anterior BRUP.


Alternativa C.

O texto abaixo se refere à questão 4.

Pulo do gato

O grande perigo do jornalista que começa é o de cair na presunção sociológica. É claro que, tratando da sociedade, o jornalista é também um pouco de sociologia – mas a sociologia deve ir para o lugar próprio, os artigos elaborados com mais tempo, os editoriais e tópicos e, bem digerida em um texto fluído, a reportagem.
Jornalismo é razão e emoção. O texto apenas racional é frio, e só comunica aos que se encontrem diretamente interessados no assunto. O texto deve saber dosar emoção e razão, e é nesse equilíbrio que está o chamado “pulo do gato”. Muitos jornalistas acreditam que o adjetivo emociona. Enganam-se. Quanto mais despida uma frase mais cortante o seu efeito.
“E amolou o machado, preparou um toco para servir de cepo, chamou o menino, amarrou-lhe as mãos, fez-lhe um sinal para que ficasse calado, e rachou o seu corpo em sete pedaços. O menino P., de cinco anos, não era seu filho e F. descobrira isso poucos minutos antes, quando discutia com a mulher”. Leads como esses são sempre possíveis na reportagem de polícia: não necessitam de adjetivos. As tragédias, como os cantores famosos, dispensam apresentações.
Santayana Mauro.

Questão 4. De acordo com a colocação dos pronomes na língua culta, assinale V para verdadeiro e F para falso.

( F ) O antecedente a que se refere o pronome relativo que na linha 1 do texto é perigo.
( V ) O uso da palavra também deixa implícito que o jornalismo, além da sociologia, inclui outros ramos do saber.
(V ) No texto ocorre a expressão “amarrou-lhe as mãos” e “fez-lhe um sinal”, o pronome lhe refere-se ao menino.
(V ) “e rachou o seu corpo”; “não era seu filho”; o pronome seu refere-se ao menino e a F.

Assinale a sequência correta.

a)  V – V – V – V
b)  V – V – F – F
c)  F – F – V – V
d)  F – V – F – V
e)  V – F – V – F


Comentário: a primeira afirmativa está considerando que o pronome relativo QUE refere-se a PERIGO, no entanto, tal pronome refere-se a jornalista QUE começa (= iniciante). Pronome relativo, além de substituir um substantivo, permanece bem próximo dele para justificar-lhe a relação.  A locução do jornalista, se empregada comoadjetivo e traduzida como jornalístico, neste caso, não procede.
A palavra também que aparece na segunda afirmativa, só pertence à classe dos advérbios (= ainda...), com mais frequência, e à das interjeições (Você não tem amigos... Também ! tem um humor de doer....), nunca pertencerá à classe dos pronomes nem os representará. Assim discorda-se de duas afirmativas e, portanto, não há alternativa correta.


Alternativa A,  apresentada no gabarito oficial.


Questão 5. Assinale a frase em que há erro de concordância verbal.

a)  Deveria haver profissionais mais competentes, se existissem melhores condições de ensino.
b)  Muito fez para a cura do paciente o médico e os enfermeiros.
c)  Boa parte das pessoas está preocupada com o furo.
d)  Deu seis horas no relógio da matriz.
e)  Nós é que, Senhor Presidente, não podemos concordar com tal ilegalidade.


Comentário: Quem muito fez para a cura do paciente? Resposta: o médico e os enfermeiros. Daí a concordância verbal correta ser MUITO FIZERAM. O verbo deve concordar com o sujeito composto.


Alternativa B.

Questão 6. Observando as normas cultas da regência verbal e nominal, assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) Visando ao objetivo o policial visou o documento e retirou-se.
( ) A rua que eu gosto de correr é toda arborizada.
( ) Paguei a dívida e perdoei o seu erro cometido.
( V ) Não lhe assiste o direito de oprimir os outros.

Assinale a sequência correta.

a)  V – V – V – V
b)  F – F – F – F
c)  V – V – F – F
d)  V – F – V – F
e)  V – F – V – V


Comentário: A 1ª afirmativa apresenta  regência verbal correta porque, no primeiro emprego, o verbo visar significa objetivaralmejar, e pede o verbo acompanhado da preposição A, pois a pergunta feita é visar a que? Resposta: ao objetivo. Já o segundo emprego do mesmo verbo, o significado é passar vistorubricar, daí ser feita a pergunta visou o que? Resposta: o documento. A 2ª afirmativa apresenta erro de regência porque o gosto é de brincar NA RUAna qual, em que, onde. O verbo pagar pede a pergunta o que? Resposta: a dívida. O verbo perdoar pede as seguintes perguntas o que? Resposta: o seu erro cometido e a quem? Resposta: a alguém. O verboassistir (no sentido de caber, de ser próprio de) pede a seguinte pergunta o que? Resposta: o direito  e  oprimir  faz a pergunta quem? Resposta: os outros.


Alternativa E.

Questão 7. Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as orações a seguir.

O artigo __________ na Revista Científica foi premiado.
__________ cientistas reuniram-se para discutir os efeitos da poluição.
O prefeito confirmou, isto é, ___________ suas denúncias contra os traficantes.
O tribunal não ___________ o meu requerimento.

a)  inserto – Eminentes – ratificou – deferiu
b)  incerto – Iminentes – retificou – diferiu
c)  inserto – Iminentes – retificou – deferiu
d)  insserto – Eminentes – ratificou – diferiu
e)  inserto – Iminentes – ratificou – deferiu

Comentário: a palavra inserto é uma forma de particípio passado do verbo inserir, já a palavra incerto, significa que provoca incertezaeminentes é sinônimo de ilustres, destacados, reconhecidos, ao passo que iminentes significa que estão para acontecer; ratificou significa confirmou, no entanto, retificou significa corrigiu. Deferiu quer dizer que aprovou, autorizou, despachou favoravelmente. Diferiu poderia significar que se tornou diferente, diferenciado.


Alternativa A


Questão 8. Assinale a alternativa que apresenta pontuação correta nas orações.

a)  Eu o avisei embora, tardiamente, de que a escola, não desfilaria hoje.
b)  Deixo, o meu império, ao mais digno, disse Alexandre ao morrer:
c)  Uma boa mulher inspira um homem, uma mulher brilhante prende-o, uma mulher bela fascina-o, e uma mulher compreensiva conquista-o.
d)  Dado, o sinal os alunos irromperam, na maior algazarra?
e)  Disse o lobo ao cordeiro, por que sujas, a água, que eu, bebo;


Comentário: Na alternativa a não se deve separar o sujeito escola do predicado não desfilaria hoje. O erro da alternativa b está em separar o verbo deixar do objeto direto o meu império e do objeto indireto ao mais digno (de meus soldados). A alternativa d, também, apresenta um erro de pontuação: o sujeito o sinalseparado do particípio passado dado. A alternativa e apresenta-se com dois erros de pontuação: sujas (verbo sujar) separado do objeto direto a água  e  o sujeito eu separado do verbo bebo.


Alternativa C.

Questão 9. Examinando as palavras:

IRREQUIETO – PRIVILÉGIO – MENDIGO – GÁUDIO – TOUTIÇO

a)  apenas uma está escrita corretamente.
b)  todas estão escritas corretamente.
c)  apenas três estão escritas corretamente.
d)  duas apenas estão escritas corretamente.
e)  nenhuma está escrita corretamente.


ComentárioIrrequieto, pessoa desassossegada; privilégio, vantagem, benefício, é muito comum as pessoas ouvirem a forma errada previlégio; mendigo, desprovido de todas condições para sobreviver, é muito comum ser ouvida a forma mendingo; gáudio palavra que significa alegria, júbilo, felicidade, brincadeira; toutiço ou toitiço significa nuca, parte posterior da cabeça.


Alternativa B.

Questão 10. Enumere os parênteses de acordo com os códigos abaixo.

1. se a concordância nominal está correta.
2. se a concordância nominal está incorreta.

) Para teus incômodos é bom água mineral.
1 ) Achei muito rápida carga e descarga do navio.
) Naquela ilha não é permitido a entrada de estrangeiros.
( ) Minha prima emagrecia a olhos visto. 
) As portas estavam meio cerradas.
( 2 ) Eles estavam só, na grande sala iluminada.

Assinale a alternativa correta.

a)  1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1
b)  1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1
c)  2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1
d)  1 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2
e)  2 – 2 – 1 – 1 – 1 – 2


ComentárioNa primeira frase, a expressão é bom vem precedendo água mineral sem o artigo definido a, daí não ser possível a forma é boa; na segunda, o adjetivo rápida, vindo preposto (= antes) aos substantivos carga e descarga vai concordar, apenas, com o mais próximo; a terceira frase apresenta-se com a expressão é permitido, acompanhada de a entrada, substantivo que já vem acompanhado de artigo definido feminino, portanto, a expressão deve flexionar-se para é permitida; a penúltima frase vem com um substantivo masculino plural, olhos, então, a palavra visto, concordando com olhos, deve ir para o plural masculino, também; na última frase, a palavra  está sendo usada no sentido de sozinho, adjetivo, e não de somente, advérbio, daí, deve ser flexionada para sós (sozinhos).


Alternativa D.

Questão 11. Identifique e assinale a alternativa que não contém erro de concordância verbal.

a)  O diretor do colégio e professor de matemática irritou-se durante a reunião, porque só se analisou assunto que não interessa no momento e a respeito dos quais a maioria dos participantes não tinha nenhuma informação.
b)  Assessores de José Sarney filosofam que governo justo é aquele que entra do lado do mais fraco. Como consideram a inflação resultado do conflito de distribuição de renda, apregoam cadeia para quem acham que “abusa” nos preços.
c)  Os avanços no campo de neurologia são muitos. Hoje, já se sabe que características autistas não devem conduzir a um diagnóstico fechado, nem mesmo ter a questão enfocada apenas como um problema psicológico. Podem haver causas orgânicas.
d)  Nos meios políticos comentam-se as novas medidas a serem adotadas e levanta-se hipóteses a respeito de um novo congelamento de juros, que, sem dúvida provocariam uma remarcação preventiva na parte do comércio.
e)  Para não ficar o tempo todo misturado com o tal de povo, senador iria também a uma dessas reuniões do banco mundial, em que se discute financiamentos sempre condicionados à preservação ambiental.


Comentário: Na alternativa a, aparece o verbo irritou-se  e analisou, ambos no pretérito perfeito do Indicativo e em seguida um verbo no presente do Indicativo, interessa. Além do que, também, não houve coesão verbal. O correto, ainda, seria empregar naquele momento, pois toda a frase focava o pretérito.


Na alternativa c, a locução verbal  podem haver apresenta-se discordando, pois ao empregar-se o verbo haver, no sentido de existir, mantendo-se, ainda, sua forma no infinitivo, pede-se o verbo de apoio pode no singular apesar de aparecer causas orgânicas, no plural


A alternativa d, apresenta o trecho "medidas a serem adotadas" com verbo ser , no infinitivo pessoal conjugado na 3ª pessoa do plural,aplicado de forma desnecessária, uma vez que  o sujeito de comentam-se e de serem adotadas é medidas. Para um mesmo sujeito em duas frases distintas, o infinitivo ficará impessoal. A última frase apresenta o verbo discute, empregado de forma, duplamente, incorreta. O certo seria discutiriam, concordando com financiamentos (plural).


Alternativa B.

Questão 12. Considerando a oração: “Grande festival é este, mas a circunstância o faz ainda maior ”. Levando a palavra “festival” para o plural, a quantidade de modificações que ocorrem na frase é:

a)  3.          b)  5.         c)  6.         d)  7.         e)  10.


Comentário: No plural, tem-se: "Grandes festivais são estes, mas a circunstância os faz ainda maiores". 
Ocorrem modificações de concordância nominal e verbal. São elas: é muda para oconcordando com o sujeito este (concordância verbal); grandes e maiores são adjetivos, também, vão para o plural, concordando com festivais (concordância nominal); a palavra os, pronome pessoal do caso oblíquo, funciona como objeto direto de faz e vai para o plural por estar referindo-se e substituindo festivais
Considerando-se a palavra festivais, apresentada já no plural e já  posta na frase, têm-se cinco modificações. Considerando-se a palavra festivais, incluindo-a com as demais e todas concordando, tem-se seis modificações.


Assim, e no enteder do "Desafio Alfa", esta questão estaria anulada por dar margem a dupla interpretação e apresentar duas alternativas possíveis.


Observe, ainda:


Grande festival é este, mas a circunstância o faz ainda maior ”. 


São, na verdade duas orações: "Grande festival é este, ..." (=oração coordenada assindética) e "... mas a circunstância o faz ainda maior." (=oração coordenada sindética adversativa, por causa da conjunção MAS.)


Aparecem dois verbos, totalmente, distintos e pertencendo cada um a sua respectiva oração.


O verbo é refere-se ao sujeito este. O verbo faz refere-se ao sujeito circunstância.


Na primeira oração, se já forem passadas para o plural, ocorrendo as concordâncias, tem-se três palavras modificadas: grandessãoestes;


Na segunda oração, ordenando-a melhor, nota-se: a circunstância faz os (=os festivais) ainda maiores, surgem, assim, duas palavras modificadas.


É preciso reconhecer que o verbo fazer não poderá ir o plural com o sujeito circunstância permanecendo no singular.


Caso o verbo fazer permaneça na forma fazem, como foi apresentada pelo SENAI, surgem, então, mais duas palavras no plural: ascircunstâncias, com as quais o verbo fazem estará concordando.


Desta maneira, a questão passará a ter 8 modificações e não apresentará alternativa correta.


O CCDA mantém sua opinião: A alternativa correta será B.


Alternativa C, gabarito oficial.


I N G L Ê S

Questão 13. Observe esta figura e escolha a sentença correta.




a)  The image is intended to display the bloody reality behind glamorous fur ads and fashion spreads..
b)  The image is intended to display the use of short dress, makeup and high-heeled shoes.
c)  The image is a critical about any kind of clothes.
d)  The image suggest that lions can’t eat fox.
e)  The image is in favor of use of fur coat.


Comentário: A figura em questão traz a seguinte frase: “Aqui está o resto do seu casaco de pele”. Logo, é uma clara crítica contra o maltrato a animais para que sejam feitos materiais como roupas e produtos de beleza. Portanto, a alternativa correta é alternativa A: “A imagem serve para mostrar a realidade sangrenta por traz das propagandas glamorosas de casacos de pele e roupas da alta moda”.

Alternativa A.

Questão 14. Leia o texto e escolha a resposta correta.


Meditatio


When I carefully consider the curious habits of dogs,
I am compelled to conclude that man is the superior animal.
When I consider the curious habits of man,
I confess, my friend, I am puzzled.
Ezra Pound

a)  The text is about habits of cats and dogs.
b)  In this text the author suggest that man is more beautiful than dogs.
c)  The author suggest doing a comparison between habits of dogs and habits of man.
d)  The author suggest that man is the superior animal compared to the woman.
e)  The text is about friends, family and animals.


Comentário: O texto “Meditação”, de Ezra Pound, afirma: “Quando eu considero os hábitos curiosos dos cães/ Eu tendo a concluir que o homem é superior ao animal / Quando eu considero os hábitos curiosos de um homem / Eu confesso, meu amigo, que fico muito confuso”. Nesse trecho, o autor compara os hábitos dos homens aos dos cães, dando a entender que temos hábitos tão primitivos e instintivos quanto aos dos animais. Logo, a alternativa correta é a alternativa C: “O autor sugere fazer uma comparação entre os hábitos dos cães e os dos homens”.

Alternativa C.

Questão 15. Complete a sentença com a melhor resposta.









a)  became a great actress.
b)  became a good mechanic.
c)  became a dancer recognized at all world.
d)  became a excellent music teacher.
e)  became the president of the nation more powerful of the world.


Comentário: O cartaz, acima, traz como personagem principal o atual presidente dos EUA, Barack Obama. As alternativas correspondem a profissões diferentes, respectivamente “uma atriz”, “um mecânico”, “um dançarino” , “um professor de música”, “um presidente”. Portanto, a alternativa que completa a frase com a verdadeira profissão de Barack Obama é a alternativa E.


Alternativa E.


Questão 16. Look.




Just when you thought it couldn’t get worse...

a)  This picture is about the world crisis.
b)  This picture is about the Swine Flu Pandemic.
c)  This picture is about the terrorists.
d)  This picture is about the recession.e)  This picture is about torture of the animals.


Comentário: A frase, acima, do desenho diz “Justo quando você pensou que as coisas não podiam ficar piores...” e faz, claramente, uma referência à onda de gripe suína que atinge o mundo, atualmente. Na foto de cima, vemos uma clara referência à gripe aviária e à suína. O desenho de baixo faz referência ao fato de um cachorro, em Nova Iorque, ter contraído a gripe suína no começo desse mês. Portanto, o desenho e a frase referem-se à “Pandemia de Gripe Suína”.

Alternativa B.

Questão 17. Leia com atenção.


“Behind every great man there is a great woman.”

The translation of this proverb is:

a)  “Cada louco com sua mania. ”.
b)  “Deus ajuda quem cedo madruga.”.
c)  “Os últimos serão os primeiros.”.
d)  “Por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher.”.
e)  “Não se pode julgar um livro pela capa. ”.


Comentário: A tradução literal desse provérbio é “Por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher”.

Alternativa D.

Questão 18. A expressão abaixo significa:


Night is young!

a)  Está chovendo canivetes!
b)  Sempre estarei ao seu lado!
c)  Um dia da caça, outro do caçador!
d)  Perguntar não ofende!
e)  A noite é uma criança!


Comentário: A tradução literal dessa frase é “A noite é jovem”. Em português, para expressar o mesmo, não dizemos que a noite é “jovem” e, sim que é “uma criança”. Portanto, a tradução correta para a frase, adaptada ao português é “A noite é uma criança!”.

Alternativa E.


M A T E M Á T I C A


Questão 19. Um atleta de “ Ironman” programou 15 dias de treinamento em preparação para disputa de uma prova. No primeiro dia ele deveria correr 13 km e, a partir do segundo, aumentar o percurso em 0,6 km. O total de quilômetros a serem percorridos por este atleta ao final do seu período de treinamento é de

a)  21,4 km.      b)  28 km.       c)  99 km.      d)  195 km.         e)  258 km.

Comentário: As distâncias percorridas diariamente pelo atleta forma uma sequência numérica que esta em progressão aritmética com razão 0,6 km e 1º termo = 13 km. A pergunta é: qual a soma total dos quinze primeiros termos desta P.A.? Analisa-se:

No último dia (15º dia) de treinamento o atleta correu 21,4 km. Para se saber quanto ele correu em todo o seu treinamento utiliza-se a expressão númérica da soma dos termos de uma P.A. Calcula-se:



O atleta correu um total de 258 km em seu treino de 15 dias.


Alternativa E.


Questão 20. Uma concessionária de automóveis vende determinado modelo de veículo em 8 prestações crescentes, de modo que a primeira é de R$ 190,00 e, a cada uma das seguintes, é o dobro da anterior. O valor a pagar pelo veículo é de

a)  R$ 48.450,00.
b)  R$ 30.400,00.
c)  R$ 24.225,00.
d)  R$ 3.040,00.
e)  R$ 2.660,00.

Comentário: As prestações pagas pelo veículo formam uma sequência numérica que está em progessão geométrica de razão q = 2, pois as prestaçõe duplicam uma após a outra. O 1º termo desta P.G. é a 1ª prestação R$ 190,00. Analisa-se:


A última prestação (8ª) será de R$ 24.320,00, mas a perguntq é; qual o valor pago pelo veículo? A soma de todas as prestações. É necessário utilizar-se a expressão numérica da soma dos termos de uma P.G.Calcula-se:
  

O valor total do veículo é R$ 48.450,00

Alternativa A.

Questão 21. A área de um terreno retangular é representada pelo polinômio 3x³ - 2x² + 7x + 20. Sabendo que o comprimento desse terreno mede x² - 2x + 5, sua largura mede:

a)  x² + 3x - 5.
b)  -2x + 5.
c)  3x³ + x² + 5x + 15.
d)  2x² - 5x + 15.
e)  3x + 4.

Comentário: A área do retângulo é representada por um polinômio e seu comprimento por outro. Para se descobrir a largura basta dividir a área pelo comprimento. Analisa-se:



Dessa forma, a largura do retângulo é representada pelo polinômio 3x + 4


Alternativa E.


Questão 22. Determinada espécie de vegetal transgênico cresce de modo que seu tamanho triplica a cada dia. No primeiro dia de observação, a planta mediu 2 mm. Sabendo que esse crescimento obedece a lei exponencial
(medida em função do tempo t); onde M0 é o tamanho inicial da planta e k é o coeficiente de crescimento, após uma semana essa planta estará com, aproximadamente,

a)  1,4 m.        b)  4,3 m.       c)  6 m.      d)  7,4 m.      e)  13,1 m.

ComentárioO tamanho inicial da planta é M= 2 mm, o coeficiente de crescimento é k = 3, pois o tamanho triplica a cada dia e o tempo decorrido é t = 1 semana = 7dias. Calcula-se:


O tamanho da planta depois de 7 dias (1 semana) é 4.374 mm. Basta dividir por 1.000 para se encontrar o valor em m. O tamanho final da planta é, aproximadamente, 4,3 m.


Alternativa B.


Questão 23. A intensidade (I) de um terremoto, medida na escala Richter, é um número que varia de I = 0 até I = 8,9. Essa intensidade é calculada pela fórmula
onde E é a energia liberada no terremoto, em quilowatt-hora e E0 = 7 . 10-³ kW/h. A Nova Zelândia sofre cerca de 14 mil terremotos a cada ano. No último dia 1° de setembro, próximo a cidade de Auckland, ocorreu um tremor de 6 graus na escala Richter. A energia liberada neste terremoto foi de:














Comentário: Um terremoto de intensidade I = 6 graus na escala Richter libera quanto de energia? E = ? Calcula-se:


Alternativa C.


Questão 24. Luan aplicou um capital de R$ 9.500,00, a juros compostos de 1% ao mês. Após 6 meses de aplicação, o montante a ser retirado será de

a)  R$ 9.595,00.
b)  R$ 9.950,00.
c)  R$ 10.070,00.
d)  R$ 10.084,44.
e)  R$ 10.700,00.

Comentário: Aplicação direta do conceito de montante do juros composto. Calcula-se:



O montante a ser retirado é R$ 10.084,44.


Alternativa D.


Questão 25. O departamento de engenharia de uma montadora realizou testes para verificar o consumo (C) em função da velocidade (V) de determinado modelo de veículo. Como resultado dos testes, temos a seguinte tabela:


O gráfico abaixo que melhor ilustra a tabela acima é:


Comentário: Percebe-se que no intervalo de 40 a 80 km/h de velocidade o consumo em km/l é crescente, no intervalo de 80 a 100 km/h o consumo é constante de 12km/l e no intervalo de 100 a 140 km/h o consumo mostra-se decrescente. Seguindo este roteiro vê-se claramente que o gráfico onde aparece uma reta crescente, uma constante e uma decrescente é na alternativa d.


Alternativa D.


Questão 26. Numa metalúrgica, são produzidas 960 peças automobilísticas por dia. Dados estatísticos indicam que, em média, 6 peças saem diariamente da indústria com defeito de fabricação. Durante a inspeção de qualidade, uma peça é escolhida ao acaso. A probabilidade dessa peça ser defeituosa é de

a)  0,5%.     b)  0,625%.       c)  1%.       d)  1,2%.         e)  8%.

Comentário: O conceito de probabilidade envolve o universo de possibilidades do evento (960 peças dia) e as possibilidades de sucesso ou as procuradas dentro deste universo (6 peças defeituosas dia). A relação entre o sucesso e o universo dá a probabilidade do evento ocorrer.


Alternativa B.


Questão 27. Dadas as matrizes

a matriz C = A . B é:


















Comentário: Aplicação direta do conceito de multiplicação de matrizes. Calcula-se:


Alternativa E.

Questão 28. Um silo, construção geralmente utilizada para o armazenamento de cereais, tem o formato de cilindro circular reto. Sua altura útil mede 25 m e o diâmetro é 16 m. Sabendo que a área (A) de um círculo é

o volume desse silo é:
Considere:



a)  803,84 .     b)  2.512 .     c)  5.024 .     d)  10.048 .      e)  20.096 .

Comentário: Como o silo é um cilindro circular reto seu volume é calculado pelo produto da área de sua base com sua altura. Analisa-se:


Alternativa C.

Questão 29. Um joalheiro fabricou um anel cuja pedra possui o formato de um poliedro convexo que satisfaz a relação de Euler ( V + F = A + 2 ), com 60 faces triangulares. O número de vértices dessa pedra é:

a)  32.      b)  60.      c)  62.        d)  120.       e)  180.

Comentário: Além da relação de Euler os poliedros convexos seguem uma relação entre o numero total de lados de todas as faces e as arestas por eles formadas. Analisa-se:

Alternativa A.


Questão 30. A ampulheta é uma antiga invenção utilizada para medir o tempo. Seu formato pode ser representado pela união de dois cones idênticos, unidos pelo vértice. O volume de uma ampulheta de altura 12 cm e raio 3 cm é:










Comentário: Como os cones são idênticos as bases são iguais e a altura da ampulheta representa o dobro da altura de cada cone. Calcula-se:

Alternativa D.

F Í S I C A


Questão 31. Depois da decepção no mundial de atletismo da Alemanha, onde errou os três saltos da final, a russa Yelena Isinbayeva fez bonito na etapa suíça da Golden League de Atletismo, em 28 de agosto/2009, onde superou o recorde mundial – que já era seu – com a marca de 5,06 metros. Foi a 27ª vez que ela bate o recorde em sua na carreira.


Sobre os saltos de Isinbayeva assinale as proposições como V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) Na trajetória ascendente sua energia potencial aumenta.
A energia potencial gravitacional é diretamente proporcional a altura do corpo e, portanto, quanto mais alto mais energia potencial.
) Na trajetória ascendente sua energia cinética diminui.
Assim que um corpo vai subindo devido à ação da gravidade, vai perdendo velocidade e, portanto, perde energia cinética que é, diretamente, proporcinal à velocidade.
( F ) Na trajetória descendente sua energia mecânica aumenta.
Desprezando a ação do ar, tem-se um sistema conservativo de energia e, então, não ocorre perda nem ganho de energia mecânica.
( F ) A velocidade da corrida fornece energia potencial para o salto.
A energia potencial não tem relação com velocidade, apenas a energia cinética a tem.

a)  V – V – V – F
b)  F – V – F – V
c)  F – F – V – V
d)  V – F – F – V
e)  V – V – F – F

Alternativa E.


Questão 32. O personagem Snoopy das estórias infantis gosta de descansar sobre o teto de sua casa. Considerando que o Snoopy tenha massa de 8 kg e a altura de sua casa seja de 50 cm, sua energia potencial gravitacional vale:
Considere: g = 10 m/s².


a)  6 J.        b)  25 J.       c)  40 J.        d)  58 J.        e)  80 J.

Comentário: A energia potencial gravitacional armazenada pelo Snoppy depende de sua altura, sua massa e do local onde ele se encontra no caso a Terra. Calcula-se:

Alternativa C.


Questão 33. Um corpo de massa igual a 4 kg, inicialmente em repouso, é submetido à ação de uma força resultante, que varia com o tempo, conforme mostra o gráfico abaixo.



A intensidade total do impulso aplicado pela força resultante vale:

a)  40 N.s.        b)  90 N.s.        c)  45 N.s.        d)  80 N.s.         e)  20 N.s.

Comentário: A grandeza física Impulso depende diretamente da força aplicada ao corpo e do intervalo de tempo em que ela foi aplicada. O produto dessas outras duas grandezas tem como resultado o impulso dado ao corpo. Como a força não é constante todo o tempo a relação X t resulta no impulso. Esta relação nada mais é do que a área embaixo do gráfico. calcula-se:



Alternativa B.


Questão 34. Durante o mundial de atletismo, realizado na Alemanha, o jamaicano Usain Bolt, sagrou-se campeão dos 100 metros livres e baixou ainda mais o recorde mundial, que já era dele, com a incrível marca de 9,58 segundos. A velocidade média de Bolt ao longo da prova é mais próxima de:




a)  37 km/h.     b)  39 km/h.         c)  40 km/h.        d)  33 km/h.          e)  35 km/h.

Comentário: A velocidade média é calculada pela razão entre o deslocamento e a variação de tempo. Calcula-se:


Alternativa A.


Questão 35. A régua ilustrada na figura está sujeita a um movimento de rotação no sentido horário. Se quisermos equilibrar a mesma pendurando apenas 5 ganchos, em um único furo, devemos pendurá-los no ponto




a)  A        b)  B       c)  C       d)  D         e)  E

Comentário: O conceito empregado, nesta questão, é o de momento de força. Para que ocorra o equilíbrio, na barra, o momento de força do lado esquerdo tem que ser igual ao do lado direito. Esta grandeza física é calculada pelo produto entre a força aplicada ao ponto e a distância deste ponto ao ponto fixo da barra. Analisa-se:




Os cinco ganchos devem ser postos a 3 distâncias do ponto fixo, logo, no ponto C.

Alternativa C.


Questão 36. O ano de 2009 ficou marcado pelo início da exploração de petróleo no pré-sal. A Petrobrás domina completamente a tecnologia de perfuração de poços em águas profundas. Analisando a figura abaixo e considerando a densidade da água igual a 1.000 kg/m³, a fronteira entre a camada pós-sal e o oceano está sujeita a uma pressão hidrostática de:
Considere: g = 10 m/s².









Comentário: A pressão hidrostática depende da aceleração da gravidade local, da densidade do líquido e da altura da coluna desse líquido. Calcula-se:



Alternativa D.


Questão 37. Um carro realiza uma curva de raio 20 m com velocidade constante de 72 km/h. A aceleração desse carro, durante a curva, é de



a)  0 m/s².      b)  5 m/s².        c)  10 m/s².      d)  20 m/s².        e  36 m/s².

Comentário: Como o carro está realizando uma trajetória circular, em movimento circular uniforme, com velocidade constante, a aceleração sofrida por ele é, somente, a centrípeta. Calcula-se:

Alternativa D.


Questão 38. A figura abaixo representa um sistema formado de dois líquidos não-miscíveis e homogêneos, contidos num sistema de vasos comunicantes em equilíbrio hidrostático. Sabendo que a densidade do líquido y é 0,8 g/cm³, a densidade do líquido vale:




a)  1,00 g/cm³.     b)  1,20 g/cm³.     c)  1,30 g/cm³.        d)  1,40 g/cm³.     e)  1,50 g/cm³.


Comentário: No vaso comunicante acima, pontos que se encontram, no mesmo nível, possuem a mesma pressão hidrostática. Considerando pontos a 20 cm do fundo, um do lado esquerdo e outro do lado direito, tem-se:

Alternativa A.

QUÍMICA

Questão 39. No final do século XVIII, o cientista Antoine Laurent Lavoisier, realizou uma série de experiências no interior de recipientes fechados e concluiu que a massa das substâncias que entram numa reação química é sempre igual à das substâncias que resultam do processo. Sendo assim, com base nos resultados de seus experimentos, Lavoisier estabeleceu que “Na natureza nada se perde e nada se cria. Tudo se transforma”. Essa conclusão do renomado cientista é conhecida como:

a)  Lei da Gravidade.
b)  Lei da Oferta e da Procura.
c)  Lei da Conservação da Matéria.
d)  Lei da Substância e Matéria.
e)  Lei da Conservação e Reação.


Comentário: Lei da Conservação da Matéria ou Lei da Conservação da Massa. De acordo com essa Lei, nas reações químicas e físicas, nunca se cria ou se elimina matéria, apenas é possível transformá-las. Podendo concluir que, em sistemas fechados (que não há troca de matéria), a massa inicial dos reagentes é igual à massa final dos produtos.

Alternativa C.

Questão 40. Os símbolos químicos que representam, respectivamente, os elementos químicos ouro, prata, enxofre, cloro e manganês são:

a)  CoPtSC e Mg.
b)  AuAgSCl e Mn.
c)  OPtFeC e Mg.
d)  AuPtSCo, e Mt.
e)  OArFeCl e Mn.


Comentário: Os símbolos químicos citados foram criados com base nas palavras em latim: auru > ouro, argenta > prata, sulfure > enxofre; do grego, chlorós > cloro; do francês: manganèse > manganês.


Alternativa B.


Questão 41. O número atômico do elemento químico cálcio é 20, sendo assim sua configuração eletrônica é:












Comentário:  Para o Ca (Cálcio), sem carga elétrica, que possui número atômico 20, ou seja, 20 prótons no núcleo, terá 20 elétrons na eletrosfera, tendo como distribuição eletrônica 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s . A configuração eletrônica representa o arranjo de elétrons distribuídos em camadas (níveis) na eletrosfera (região que envolve o núcleo dos átomos e contém elétrons). Para saber qual a correta distribuição eletrônica é necessário seguir o Diagrama de Linus Pauling :


Este Diagrama estabelece qual a ordem em que os elétrons são distribuídos na eletrosfera, bem como, qual o número máximo de elétrons que cabe em cada subnível s = 2 elétrons, p = 6 elétrons, d = 10 elétrons, f = 14 elétrons. Lembrando que só pode passar para outro subnível se já preencheu o número máximo de elétrons do subnível antecedente.   

Alternativa C.

Questão 42. Em geral, os materiais encontrados na natureza são misturas de várias substâncias. Nos laboratórios e nas indústrias químicas, são realizados processos em que há necessidade de separação dessas misturas, até que cada substância fique isolada das demais. Algumas misturas podem ser separadas por meio do processo de destilação simples, que pode ser realizada adotando os materiais da montagem mostrada na figura abaixo.

Se, no balão de destilação tivermos uma solução de sal de cozinha e água, ao submetermos essa mistura ao processo de destilação simples, teremos no balão:

a)  cloreto de sódio.
b)  sódio.
c)  água.
d)  cloro.
e)  bicarbonato de sódio.


Comentário: Primeiramente, é necessário saber que sal de cozinha é conhecido quimicamente por cloreto de sódio (NaCl),  e que a destilação simples trata de um método de separação de misturas em que, normalmente, uma substância é sólida e outra líquida. Neste caso, sal e água são misturados, depois aquecidos no balão de destilação e como a água possui um ponto de ebulição (ponto em que ocorre a passagem do estado líquido para o gasoso) maior do que o sal, ela evapora passa pelo condensador, onde ocorre a transformação do estado gasoso para o líquido, e é depositado no Erlenmeyer. Enquanto isso, o sal fica retido no balão de destilação, já que este possui um ponto de ebulição muito superior à água.   

Alternativa A.

Questão 43. No estado sólido cerca de -78º C é conhecido como gelo-seco, usado para refrigerar produtos; está presente também em refrigerantes e nas águas minerais. As características anteriores referem-se ao:

a)  óxido de cálcio.
b)  monóxido de carbono.
c)  dióxido de carbono.
d)  bicarbonato de sódio.
e)  bicarbonato de cálcio.


Comentário: O COconhecido como gás carbônico ou dióxido de carbono presente na atmosfera, refrigerantes, água mineral na forma gasosa, quando solidificado representa o gelo-seco.

Alternativa C.

Questão 44. A quantidade de matéria (n), em mols, presente em 19,6 g de H2SO4 é:

Dados: H =1 u.
S = 32 u.
O = 16 u.

a)  0,2      b)  0,1       c)  2      d)  2,5       e)  98


Comentário: Sabe-se que:




tem-se para H2SO4


A quantidade de matéria em 19,6 g de H2SO4 é 0,2 mol.

Alternativa A.

Questão 45. Observe a equação a seguir:



Assinale a alternativa correta em relação à equação acima.

a)  A equação representa um processo que absorve calor.
b)  A equação representa uma reação de deslocamento.
c)  A equação representa a reação de formação da água oxigenada.
d)  A equação representa um processo endotérmico.
e)  A equação representa um processo exotérmico.


Comentário: A equação de síntese da água sinaliza um ∆H<0 (negativo), representando que liberou energia, tratando-se de uma reação exotérmica. Se absorvesse energia o ∆H >0 o que representa uma reação endotérmica, mas não é o caso.

Alternativa E.

Questão 46. A tabela abaixo, mostra a solubilidade do cloreto de potássio em função da temperatura. Uma solução aquosa saturada desse sal que contém além do sal 100g de água foi resfriada de 70°C para 40°C. Nessas condições a massa de cloreto de potássio que precipitará será de:


a)  0 g        b)  0,3 g       c)  20 g        d)  0,1 g       e)  10 g

Comentário: A solução saturada é aquela em que o soluto (substância que se dissolve no solvente), neste caso KCl, chegou à quantidade máxima: qualquer adição de soluto vai ser precipitada, não-dissolvida. Portanto, conforme a tabela, a 70°C apenas, 50 gramas de KCl está totalmente dissolvida nas 100 gramas de água, quando se reduz a temperatura para 40°C, a quantidade máxima dissolvida de KCl foi de 40 gramas, logo se havia 50 g dissolvida e apenas 40 g se solubilizou, restam 10 gramas na forma precipitada. 

Alternativa E.

 47. Considerando as funções da água, V para verdadeiro e F para falso.

(  ) Atua como solvente da maioria das substâncias.
(  ) Não atua na manutenção do equilíbrio osmótico dos organismos em relação ao meio ambiente.
(  ) Não constitui o meio dispersante dos colóides celulares.
(  ) Participa das reações de respiração.

Assinale a sequência correta.

a)  V – F – F – F
b)  V – V – V – V
c)  F – F – F – F
d)  V – V – F – F
e)  V – F – V – F

Comentário: Resposta correta: V- F – F – V. Não há alternativa correta. A que mais se aproxima é a alternativa A, porém a água participa das reações de respiração cuja equação geral é: C6H12O6 + 6 O2 à 6 CO2 + 6 H2O + energia.

48. Um dos grandes problemas enfrentados pela medicina e engenharia genética é a resistência das bactérias aos antibióticos, graças à sua variabilidade genética. Dos processos reprodutivos a seguir, assinale aquele que é o principal responsável pelas taxas de mutação desses seres vivos.

a)  Esporulação.
b)  Regeneração.
c)  Brotamento.
d)  Bipartição.
e)  Conjugação.

ComentárioA conjugação é uma das formas possíveis de reprodução sexuada em que há troca de material genético, uma bactéria atua como doadora e outra como receptora, aumentado a variabilidade genética que poderá conferir resistência a novos antibióticos. Já a esporulação, regeneração, brotamento e bipartição são tipos de reprodução assexuada em que não há troca de material genético, ou seja, não há variabilidade genética.

Alternativa E.



Questão 49. O termo herança monogênica, ou monoibridismo aplica-se a casos em que apenas um par de alelos de um gene está envolvido na herança da característica. No cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos Aa, espera-se obter:

a)  apenas indivíduos Aa.
b)  indivíduos Aa e aa, na proporção de 3:1, respectivamente.
c)  indivíduos Aa e aa, na proporção de 1:1, respectivamente.
d)  indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.
e)  indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente.

Comentário: Em um cruzamento de herança monogênica entre indivíduos heterozigotos (apresentam dois alelos diferente A e a), teremos conforme a primeira Lei de Mendel ( “Cada caráter é determinado por um par de fatores genéticos denominados alelos. Estes, na formação dos gametas, são separados e, desta forma, pai e mãe transmitem apenas um para seu descendente”):

Individuo 1 Aa X Aa Individuo 2


De acordo com a tabela, 1/4 de AA, 1/2 Aa e 1/4 de aa

Alternativa D.



Questão 50. Assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) A teoria moderna evolucionista considera três fatores evolucionistas principais: mutação gênica, recombinação gênica e seleção natural.
(  ) São observadas evidências anatômicas e fisiológicas da evolução em certas espécies de seres vivos, apesar de desempenharem funções diferentes, como por exemplos: membros anteriores de animais vertebrados, asas dos morcegos, braços de uma pessoa e as nadadeiras de um golfinho.
(  ) Adaptação é o ajustamento que todos os organismos apresentam em relação ao ambiente em que vivem.
(  ) Charles Darwin acreditava que os organismos atuais surgiram por transformações sucessivas de formas mais primitivas.

Assinale a sequência correta.

a)  V – V – V – V
b)  V – F – V – F
c)  V – V – F – F
d)  V – V – V – F
e)  F – F – F – F

Comentário: A evolução impulsionada no século XIX por grandes cientistas, entre eles Dawin, concluíram que as formas de vidas atuais são descendentes de ancestrais comuns,  que sofreram modificações que permitisse a sobrevivência do mais bem adaptado ao meio em que vive. Junto do evolucionismo temos os avanços genéticos do século XX que possibilitaram entender quais são as causas dessas modificações, como por exemplo a mutação, recombinação gênica entre outros fatores.

Alternativa A.


Questão 51. Indique a alternativa que apresenta doenças causadas por vírus.

a)  Gripe, raiva, dengue, sarampo e poliomielite.
b)  Tétano, gripe, raiva, poliomielite e tuberculose.
c)  Tuberculose, tétano, difteria, febre tifóide e raiva.
d)  Febre tifóide, catapora, tétano, poliomielite e difteria.
e)  Lepra, tuberculose, tétano, febre tifóide e difteria.

Comentário: As doenças virais mais comum são: gripe, raiva, dengue, sarampo, poliomielite, hepatite, AIDS, varíola, herpes, HPV, gripe suína, etc.
As doenças bacterianas mais comum são: bronquite, cistite, cólera, difteria, febre maculosa, lepra, leptospirose, tuberculose, tétano, meningite, etc.

Alternativa A.

Questão 52. Nutrição é um conjunto de eventos que permite aos seres vivos assimilar nutrientes, que são fundamentais para sua formação, seu crescimento, desenvolvimento e sua manutenção. Com relação à nutrição e digestão assinale a alternativa correta.

a)  A ptialina é uma enzima digestiva secretada pela glândula pancreática.
b)  O duodeno recebe sucos digestivos do fígado e do pâncreas, além de fabricar seu próprio suco digestivo, o suco entérico.
c)  Digestão é o conjunto de processos físicos e químicos que resultam na quebra de micromoléculas que formam o alimento, em macromoléculas para serem absorvidas.
d)  A digestão humana envolve a participação do tubo digestório e de somente duas glândulas a ele ligadas, denominadas glândulas anexas: salivares e fígado.
e)  O intestino grosso absorve principalmente os produtos não digeridos e elimina a água.

Comentário: A ptialina é secretada na boca pelas glândulas salivares. A digestão é o conjunto de processos físicos e químicos que resultam na quebra de macromoléculas que formam o alimento, em micromoléculas para serem absorvidas. A digestão envolve outras glândulas alem das salivares, fígado. O intestino grosso é responsável principalmente por absorver água.

Alternativa B.

Questão 53. Assinale a alternativa correta.

a)  Histologia é o estudo das células animais e vegetais.
b)  Todas as partes do corpo dos animais vertebrados são constituídas por três variedades básicas de tecidos: epitelial, muscular e nervoso.
c)  Existem dois tipos básicos de epitélios: o de revestimento e o glandular.
d)  A glândula mista apresenta somente uma porção exócrina.
e)  Os músculos estriados cardíacos são aqueles que apresentam a contração voluntária.

Comentário: Histologia é o estudo dos tecidos. O corpo dos animais vertebrados é constituído por mais do que esses três tecidos, tem também o tecido conjuntivo, muscular, nervoso, ósseo. A glândula mista apresenta uma porção exócrina e outra endócrina.  Os músculos estriados cardíacos são aqueles que apresentam a contração involuntária.

Alternativa C.

Questão 54. Em uma pirâmide de energia, a largura de cada nível dessa pirâmide, quando analisada de baixo para cima, representa:

a)  a quantidade de energia perdida, quando se passa de um nível trófico para o seguinte.
b)  o número de produtores, consumidores primários e consumidores secundários, respectivamente.
c)  o tamanho dos produtores, consumidores primários e consumidores secundários, respectivamente.
d)  a quantidade de energia disponível para o nível trófico seguinte.
e)  a produtividade primária bruta, a produtividade primária líquida e a produtividade secundária líquida, respectivamente.

Comentário: Em uma pirâmide de energia, conforme a imagem abaixo representa a quantidade de energia perdida de um nível para o outro, tendo um sentido unidirecional.


Alternativa A.

HISTÓRIA

Questão 55. Iluminismo pode ser classificado como uma revolução cultural, porque foi um movimento que provocou mudanças profundas no pensamento e na ciência, esse movimento tinha como representação:

a)  a Aliança entre o rei e a população,valorizando o trabalho.
b)  os burgueses que haviam conquistado suas riquezas explorando o comercio.
c)  uma Revolução social onde a igreja tentava tomar o mundo o mais simbólico possível.
d)  uma Guerra religiosa justamente com a descentralização do Estado.
e)  uma Revolução cultural porque propôs uma nova forma de entender a natureza e a sociedade.

Comentário: Como o próprio enunciado coloca, o Iluminismo pode ser classificado como uma revolução cultural. Uma nova visão de sociedade, crítica dos privilégios de classe, e um novo entendimento sobre a natureza, são algumas de suas características.


Alternativa E.


Questão 56. Fator que pode ser considerado o que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial.

a)  A saída de invasores alemães do território dos súditos na Tchecoslováquia.
b)  O ataque japonês, em dezembro a base norte-americana Pearl-Harbor no Havaí.
c)  A Vitória dos republicanos na guerra civil espanhola barrando o avanço do fascismo na Espanha.
d)  A tomada do corredor polonês que desembocava na cidade livre de Dantzing, pelos italianos .
e)  Descentralizar a política de alianças na Europa.

ComentárioTodas estão erradas. O estopim da Segunda Guerra Mundial foi a invasão do corredor de Danzig, que ligava a Polônia ao mar do norte, em 01/09/1939. Invasão realizada por tropas alemãs, e não italianas. O Gabarito Oficial marca equivocadamente a alternativa B. O ataque à base de Pearl Harbor, em dezembro de 1941, marcou a entrada dos EUA na guerra que, no entanto, já ocorria desde 1939.


Alternativa B considerada pelo SENAI.


Questão 57. No comando de um estado totalitário, Getúlio Vargas tomou as rédeas das questões sociais e buscou mostrar que no estado novo as diferenças sociais estavam vencidas. Criou vários departamentos como (DPI) Departamento e Difusão Cultural, justamente com o ministério da justiça é correto afirmar que esse departamento foi responsável pela

a)  questão social, que deveria ser racionalizada, controlada pelo estado, permitindo o desenvolvimento do capitalismo brasileiro.
b)  desativação do sistema de comunicação encarregado da difusão das diretrizes econômicas do regime.
c)  ampliação do raio de atuação do estado e das suas formas de intervenção no âmbito da cultura.
d)  restrição a utilização do radio e da imprensa para a difusão da propaganda política no estado novo.
e)  utilização da cultura como instrumento a serviço da divulgação de ideias democráticas.

ComentárioO enunciado apresenta uma confusão em relação ao nome do órgão em questão, o que prejudica a compreensão da questão. Tudo indica que a questão se refere ao Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP ou DPI), criado em 1939 em substituição ao Departamento de Propaganda e Difusão Cultural (DPDC). O DIP foi um dos principais órgãos políticos do Estado Novo (1937-1945) e tinha as funções de censurar o rádio e a imprensa e difundir a propaganda política do regime. A atuação do DIP representa uma ampliação do raio de atuação do estado e das suas formas de intervenção no âmbito da cultura. A alternativa B está errada porque a difusão da política do Estado Novo não era a única função social que rádio e imprensa cumpriam.


Alternativa C.


Questão 58. Os campos de concentração durante a segunda guerra mundial, revela muita angustia e terror, esses campos eram:

a)  lugares de execução sumaria e imediata de inimigos nacionais alemães e de pessoas que se recusavam a trabalhar.
b)  lugares onde os considerados indesejáveis eram submetidos a humilhações, trabalhos forçados ou execuções em massa.
c)  lugar de reabilitação de doentes, mentais, criminosos, comuns, prisioneiros políticos e adversários do nazismo.
d)  lugar para acolher os imigrantes que, vindos da Europa oriental, tentavam penetrar no território alemão sem autorização.
e)  instalados somente na Alemanha e, neles foram alojados, durante a Segunda Guerra Mundial judeus, homossexuais e comunista.

Comentário: Os campos de concentração são locais de confinamento onde os “internos” (não é correto utilizar o termo “prisioneiro”, uma vez que não se trata de pessoas condenadas legalmente) são submetidos a trabalhos forçados, violência física, humilhações e execuções. No período considerado (2ª Guerra Mundial), outros países, além da Alemanha, criaram comprovadamente campos de concentração, como URSS e Brasil.


Alternativa B.


Questão 59. Durante a Baixa Idade Média, o renascimento do comércio se tornou possível:

a)  devido ao retorno das transações financeiras com o reaparecimento das moedas.
b)  devido a colonização sustentada pela grande utilização de trabalho escravo.
c)  devido ao deslocamento parcial do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico.
d)  devido a cobrança de juros e empréstimos financeiros apoiados pela Igreja.
e)  devido a formação de associações corporativas denominadas confrarias.

Comentário: Devido a mudanças nas técnicas de produção agrícola, a Baixa Idade Média observou um crescimento da produção que acarretou o ressurgimento do comércio. Este se dinamizou pelo reaparecimento das moedas.


Alternativa A.


Questão 60. O período de declínio acentuado na atividade produtiva, iniciada nos Estados Unidos em 1929 e que se estendeu pela Europa a partir de 1930, manifestou-se, entre outros aspectos:

a)  pelo aumento exagerado de salários e preços em virtude da inflação incontrolável na América do Norte.
b)  pela tentativa de supressão do ouro como padrão monetário, o que afetou a estabilidade das moedas fortes.
c)  pela queda acentuada dos valores mobiliários (ações), cujas cotações a especulação havia sido elevada.
d)  pela política econômica de empréstimos pela qual os paises europeus mais ricos passaram a dar créditos.
e)  pelo espírito otimista que dominou o mercado, elevado o nível de emprego.

Comentário: Entre outros aspectos, a queda acentuada das ações na bolsa de valores de Nova Iorque, resultado da crise de superprodução e subconsumo, bem como da alta especulação, é um dos fatores que levaram à Grande Depressão.


Alternativa C.


Questão 61. O feudalismo pode ser definido como uma forma de organização social e política baseada na relação de fidelidade e dependência entre os homens, em relação a essa organização feudal que se estabeleceu no Ocidente europeu a partir dos séculos X e XI, é correto afirmar que:

a)  a produção predominante era agropastoril voltada para o comércio, onde não havia influência da Igreja Católica.
b)  a religião pregava o celibato como obrigação, o politeísmo com crença e a ditadura religiosa no lugar do Estado.
c)  tinha um poder centralizado e forte, onde a economia baseava-se na livre iniciativa, no livre cambismo.
d)  a sociedade, a economia e a política baseavam-se nas relações de vassalagem, suserania dentro de grupos dos senhores e na relação de dominação entre senhores e servos.
e)  a produção era basicamente no trabalho escravo e na crença da religião cristã e nos laços de fidelidade entre cidadãos e o Estado.

Comentário: As relações de suserania e vassalagem (relações “horizontais”, ou seja, entre pessoas do mesmo estamento) e as relações de dominação entre servos e senhores (relações “verticais”, ou seja, entre pessoas de estamentos diferentes), eram características centrais do sistema feudal.


Alternativa D.


Questão 62. Um dos pontos primordiais para a compreensão da evolução política interna no Brasil durante o Segundo Reinado foi:

a)  a abolição da escravidão precedendo medidas restringindo acesso à terra.
b)  o crescimento urbano populacional significativo.
c)  a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre de imigrantes europeus.
d)  as reformas eleitorais e o fim do tráfico negreiro.
e)  a expansão cafeeira superando as dificuldades econômicas.


Comentário: Um dos principais fatores responsáveis por uma relativa estabilização dos conflitos políticos internos durante o Segundo Reinado foi a expansão cafeeira, que contribui para superar a crise econômica que subsistia desde fins do período colonial.


Alternativa E.
GEOGRAFIA

Questão 63. Por causa de seu movimento de rotação a Terra apresenta dias e noites. Como consequência, vários pontos da superfície do planeta

a)  apresentam diferentes meridianos.
b)  possuem as mesmas coordenadas geográficas.
c)  possuem diferentes fusos horários.
d)  possuem fusos horários iguais.
e)  possuem diferentes meridianos e fusos horários iguais.


Comentário: As diferenças de fuso horário entre os países é resultado do movimento de rotação terrestre.


Alternativa C.


Questão 64. As eras geológicas podem ser classificadas em:

a)  quaternária e terciária.
b)  pré-cambriana, paleozóica, mesozóica e cenozóica.
c)  cambriana, devoniana, triássica e jurássica.
d)  proterozóica, arqueana e fanerozóica.
e)  terciária e secundária.

Comentário: a única alternativa que apresenta corretamente a divisão em eras geológicas.


Alternativa B.


Questão 65. Considerando a classificação dos mapas, assinale V para verdadeiro e F para falso.

(  ) Os mapas podem ser classificados em topográficos (ou de base) e temáticos.
(  ) Os mapas podem ser classificados em Sistemáticos e cartográficos.
(  ) Os mapas podem ser classificados em Orográficos e qualitativos.

Assinale a sequência correta.

a)  V – F – V
b)  V – V – V
c)  F – F – F
d)  F – F – V
e)  V – F – F


Comentário: A única sentença que apresenta uma classificação válida é a primeira, que divide os mapas em topográficos (ou de base, ou gerais) e temáticos.

Alternativa E.


Questão 66. As atividades industriais apresentam diferentes períodos. Considerando essa afirmação, assinale V para verdadeiro e para falso sobre as formas como podem ser classificadas aquelas:

(  ) Indústrias extrativistas e de mineração.
(  ) Indústrias de base e de bens de produção.
(  ) Indústrias de bens de capital e de consumo.

Assinale a sequência correta.

a)  F – F – F
b)  V – V – V
c)  V – F – F
d)  V – F – V
e)  F – V – V

Comentário: Todas são falsas. Uma classificação correta seria a que divide as indústrias em “indústrias de bens de produção” (ou “de base”) e “indústrias de bens de consumo”.


Alternativa A.


Questão 67. O país possui uma das maiores redes de gasoduto do continente Americano, essa parceria foi estabelecida entre:

a)  Brasil e Argentina.
b)  Brasil e Bolívia.
c)  Brasil e Uruguai.
d)  Brasil e Venezuela.
e)  Brasil e Paraguai.

Comentário: Com a parceria entre Brasil e Bolívia foi construído o “Gasoduto Bolívia-Brasil” em 1999, pelo qual o Brasil importa gás natural.


Alternativa B.


Questão 68. As rochas que formam a crosta terrestre podem ser classificadas em:

a)  químicas e detríticas.
b)  orgânicas e de colisão.
c)  convergentes e divergentes.
d)  magmáticas, sedimentares e metamórficas.
e)  químicas e de colisão.

Comentário: A crosta terrestre é formada por três tipos de rochas: magmáticas ou ígneas (resultado do resfriamento de materiais em estado de fusão), sedimentares (formadas por acúmulos de detritos orgânicos ou de outras rochas) e metamórficas (que passam por mudanças em sua forma, resultado de alterações ambientais, como elevação de temperatura e pressão).


Alternativa D.


Questão 69. Quando os raios solares incidem direta e verticalmente sobre os trópicos de Capricórnio, ou de Câncer, e quando os raios solares incidem perpendicularmente à linha do Equador, de forma que os limites da zona iluminada passem exatamente pelos dois pólos, temos a origem de fenômenos associados às estações do ano conhecidos como:

a)  solstícios e equinócios.
b)  aurora boreal e austral.
c)  plano setentrional e meridional.
d)  aurora boreal e plano setentrional.
e)  aurora astral e plano meridional.

Comentário: O primeiro fenômeno refere-se ao solstício, quando o movimento aparente do Sol na esfera celeste atinge sua maior declinação em latitude. O segundo fenômeno é o equinócio, quando este mesmo movimento atinge a inclinação de 0° em relação ao Equador. 


Alternativa A.


Questão 70. As cidades estão ligadas entre si por uma estrutura de transportes e de meios de comunicação, formando uma rede urbana. Essas relações são hierárquicas. No topo dessa hierarquia urbana temos

a)  cidades pólos e centros comerciais.
b)  centros regionais e macrorregiões.
c)  cidades globais e metrópoles.
d)  centros regionais e centros comerciais.
e)  cidades pólos e macrorregionais.


Comentário:  As cidades globais e as metrópoles estão no topo hierárquico da classificação das cidades.


Alternativa C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran