NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Física - Campo Elétrico

30/09/2010 - Mayara disse...


Quatro partículas carregadas estão fixas nos vértices de um quadrado. As cargas das partículas têm o mesmo módulo q, mas os seus sinais se alternam conforme é mostrado na figura a seguir. Assinale a opção que melhor representa o vetor campo elétrico no ponto M assinalado na figura;




30/09/2010 - D.A. RESOLVE


Mayara, boa noite. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do D.A., vou ajudá-la em sua dúvida que trata de campo elétrico.


Basta esquematizar os vetores campo elétrico de cada uma das cargas e traçar suas componentes verticais e horizontais a soma vetorial de todas as componentes é o vetor campo elétrico resultante. Tem-se:




Calcula-se a intensidade do vetor campo elétrico azul, tem-se:




A intensidade do campo elétrico azul é a mesma do campo elétrico vermelho. As intensidades das componentes horizontais desses vetores, também são iguais, então, elas se anulam por terem sentidos opostos.


Calcula-se a intensidade do vetor campo elétrico amarelo, tem-se:




A intensidade do campo elétrico amarelo é a mesma do campo elétrico verde. As intensidades das componentes horizontais desses vetores, também, são iguais, então, elas se anulam por terem sentidos opostos.


As componentes verticais é que apresentam diferenças a serem calculadas, tem-se:






São duas componentes verticais com sentido de cima para baixo (azul e vermelho) e duas componentes verticais com sentido de baixo para cima (amarelo e verde), tem-se:




O vetor campo elétrico resultante tem direção vertical, sentido de baixo para cima e sua intensidade pode ser calculada e vê-se:




O vetor resultante é vertical de baixo para cima, alternativa A.


Mayara, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outra dúvida.

7 comentários:

  1. Para: Professor Reginaldo
    Assunto: Polinomios do 3º grau

    Bom dia Professor,muito obrigado pela rápida resposta e completo esclarecimento.
    Os seus trabalhos (livros) de matemática e a ajuda desinteressada a todos aqueles que têm dúvidas, grangeou-lhe admiradores em Portugal.

    Cumprimentos
    Manuel Tavares

    ResponderExcluir
  2. Manuel Tavares, bom dia.

    Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do D.A.

    Peço que nos envie o seu endereço eletrônico (e-mail)para poder lhe enviar as resposta solicitadas em suas dúvidas.

    Faça-o através de nosso endereço eletrônico desafio.alfa@gmail.com.

    Quanto à solução de sua dúvida, ainda não estava completa e agora já está.

    ResponderExcluir
  3. Olá Professor, obrigada pela resposta. Eu entendi seu raciocínio, mas o gabarito do livro no qual se encontra essa questão diz que é letra A. Será que esse gabarito pode estar errado?
    Você poderia olhar de novo?
    Agradeço desde já.
    Mayara Tavares
    mayaratll@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Você recebe uma régua de um metro de comprimento para usá-la como pêndulo. Para isto você faz um pequeno furo por onde passará um eixo horizontal para a régua poder oscilar. Onde deve ser feito este furo para que o período de oscilação seja o menor possível. Qual o valor deste período?
    Liana (chagas.liana@gmail.com)

    ResponderExcluir
  5. a) Mostre, diferenciando a expressão para a velocidade de propagação de ondas numa corda, que a variação percentual da velocidade v/v produzida por uma variação percentual T/T da tensão na corda é dada por v/v = T/2T.
    b) Um afinador de pianos faz soar a nota lá de um diapasão, de freqüência f = 440 Hz, para compará-la com a correspondente nota lá da escala média do piano. Com ambas as notas soando simultaneamente, ele ouve batimentos cuja intensidade máxima se repete a intervalos de 0,5 s. que ajuste percentual ele deve fazer na tensão da corda do piano para afiná-la?
    c) Pesquise para obter dados realistas sobre as cordas de piano para determinar o comprimento desta corda.
    Liana (chagas.liana@gmail.com)

    ResponderExcluir
  6. Dois trens, A e B, apitam simultaneamente com a mesma freqüência fo = 392 Hz. O trem A está em repouso e o trem B se desloca para a direita com velocidade vB = 35,0 m/s. Não está ventando. Uma pessoa está à meia distancia entre os trens e se deslocando, também para a direita, com velocidade vP = 15,0 m/s.
    a) Com qual freqüência a pessoa ouve o apito de A?
    b) Qual freqüência ela ouve de B?
    c) Qual a freqüência dos batimentos que ela ouve?
    Liana (chagas.liana@gmail.com)

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Tenho um problema pra resolver e por mais que pareça não ser tão difícil, estou com as mesmas dificuldades de Liana, acima.

    "Você recebe uma régua de um metro de comprimento para usá-la como pêndulo. Para isto você faz um pequeno furo por onde passará um eixo horizontal para a régua poder oscilar. Onde deve ser feito este furo para que o período de oscilação seja o menor possível? Qual o valor deste período?"

    Camilly (camilly.sabenca@gmail.com)

    Abraços

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran