NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

Carregando...

VISITÔMETRO DO DAX

Física - Campo Elétrico de uma Composição de Cargas Elétricas

20/09/2010 - Mayara disse...


A figura mostra três cargas elétricas puntiformes Q1, Q2 e Q3 localizadas nos vértices de um quadrado. Sendo Q1 = Q3 = 4 µC, determine Q2 para que o vetor campo elétrico resultante no ponto P seja nulo?




24/09/2010 - D.A. RESOLVE


Mayara, boa tarde. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do D.A., vou ajudá-la em sua dúvida que trata do vetor campo elétrico.

O campo elétrico é uma região de pertubação eletrostática ao redor de uma carga elétrica. O vetor campo elétrico é uma grandeza física que mede essa pertubação.

Essa grandeza física é diretamente proporcional ao produto da constante eletrostática do meio e da carga elétrica, e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre a carga e o ponto onde se deseja medi-lo.

Sabe-se que uma carga elétrica positiva gera um campo elétrico radial com sentido de afastamento da mesma e uma carga elétrica negativa gera uma campo elétrico radial com sentido de aproximação da mesma.

O primeiro passo, então, é esquematizar as várias componentes de campo elétrico geradas pelas cargas elétricas dispostas na figura. Tem-se:


Percebe-se que Q1 gera o campo elétrico E1 e Q3 gera o campo elétrico E3. A soma destes dois vetores resulta no vetor campo elétrico E4. Lembre-se como são vetores a soma é vetorial, neste caso é dada pelo Teorema de Pitágoras E1 e E3 são os catetos e E4 a hipotenusa. O segundo passo é calcular a intensidade do vetor E4. Tem-se



O terceiro passo é calcular a intensidade do vetor E2 que vai entrar no cálculo do vetor resultante em P.


Sabe-se que o vetor campo elétrico no ponto P é a soma vetorial dos vetores E2 e E4. Sabe-se, também que esse vetor do campo elétrico resultante no ponto P deve ser nulo. O quarto passo é calcular o valor da carga Q2 partindo dessas premissas. Tem-se:



Mayara, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outra dúvida.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quatro partículas carregadas estão fixas nos vértices de um quadrado. As cargas das partículas têm o mesmo módulo q, mas os seus sinais se alternam conforme é mostrado na figura a seguir. Assinale a opção que melhor representa o vetor campo elétrico no ponto M assinalado na figura;
    A FIGURA ESTÁ NESTE LINK:
    http://picasaweb.google.com/105363474438982148470/AlbumSemTitulo#5522707562444751538

    MAYARA TAVARES
    mayaratll@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. legal mesmo entendi tudinho parabéns

    ResponderExcluir
  4. Ótimo, gostei...parabéns

    ResponderExcluir
  5. Prof. Reginaldo, excelente explicação. Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran