NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

Carregando...

VISITÔMETRO DO DAX

Física - Movimento Uniforme - Movimento Uniformemente Variado

24/07/2010 - Juarez disse...
 
(G1 - cftce 2004)  Um policial rodoviário, estacionado com uma MOTO às margens de uma estrada e munido de um radar, observa a passagem de uma FERRARI, cuja velocidade é registrada no aparelho como 108 km/h. Sendo de 80 km/h a velocidade máxima permitida do local, o policial parte do repouso, no instante t = 0 s e com aceleração escalar constante de 1,0 m/s², em perseguição à FERRARI que, nesse instante, já se encontra a 600 m de distância.

Se a máxima velocidade que a MOTO pode imprimir é de 144 km/h, qual o menor intervalo de tempo gasto pelo policial para alcançar a FERRARI, supondo que a velocidade da mesma não se altera durante a perseguição?
 
26/07/2010 - D.A. RESOLVE
 
Juarez, boa noite. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do D.A., vou ajudá-lo em sua dúvida que trata de Movimento Uniforme e de Movimento Uniformemente Variado.

Como a velocidade da moto é limitada em 144 km/h, o primeiro passo é determinar quanto tempo a moto leva para atingir essa velocidade. E nesse intervalo de tempo qual é a posição da ferrari. Esquematiza-se o primeiro passo e como a moto possui aceleração conatante segue um movimento uniformemente variado, já a ferrari tem velocidade constante, movimento uniforme, calcula-se:



O tempo que a moto leva para atingir a velocidade máxima de 40 m/s (144 km/h) é 40 s. Neste intervalo de tempo, qual é a posição da ferrari?


Agora em um segundo momento a moto passa a ter movimento uniforme e a ferrari continua com o mesmo movimento inicial. Para esquematizar este seguundo momento precisa-se calcular a posição da moto apóa 40 s do momento inicial.
O segundo momento pode ser esquematizado, agora.


Quanto tempo ainda leva para a moto alcançar a ferrari? Lembre-se que, quando isto ocorrer ambos estão na mesma posição.


O tempo total para a moto alcançar a ferrari é a soma dos primeiros 40 s mais os 100 s finais. Demora 140 s para a moto alcançar a ferrari ou 2 min 20s.

Juarez, espero tê-lo ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outra dúvida.
VEJA TAMBÉM:

Física - Movimento Uniforme
Física - Movimento Uniformemente Variado  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran