NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

Carregando...

VISITÔMETRO DO DAX

Física - M.U. Movimento Uniforme - Encontro de dois móveis

29/06/2010 - PAULA ITO disse...
 
Um pesado caminhão parte ao meio dia da cidade de Alto Alegre para a cidade de Amajari, viajando com velocidade constante de 40 km/h e às 6 horas da tarde, chega a cidade de Amajari. Um automóvel parte da cidade Amajari às 2 horas da tarde desse mesmo dia e, viajando com velocidade constante pela mesma estrada, chega a cidade de Alto Alegre às 6 horas da tarde. Pergunta-se: em que momento o caminhão e o automóvel se cruzaram na estrada?
 
A) 2,5horas antes das 18horas.
B) 1hora e 30minutos após meio dia
C) 3horas e 36minutos da tarde
D) 3,6horas antes das 18 horas
E) nenhuma das alternativas anteriores
 
Eu já achei que o espaço entre as cidades é de 240 km, que a velocidade do carro é de 60 km/h, que a velocidade relativa é de 100 km/h e que o tempo de encontro é 2,4 horas, mais não consegui encaixar isso para chegar na alternativa certa: me ajudem por favor!?

03/07/2010 - CCDA RESOLVE

Paula, boa tarde. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do CCDA, vou ajudá-la em sua dúvida que trata do Movimento Uniforme que mantém velocidade constante.

Primeiramente, esquematiza-se a problemática:
 
 
Deve-se calcular a distância entre Alto Alegre e Amajari. Como o caminhão partiu ao meio dia de Alto Alegre e chegou as 6 horas da tarde (18:00) em Amajari o deslocamento do caminhão é a distância entre as cidades e para chegar a este valor, basta utilizar o conceito de velocidade média. Tem-se:
 

Sabe-se, então, que a distância entre as cidades é de 240 km. Desta forma é fácil perceber que a posição inicial do automóvel em Amajari é x = 240 km. Precisa-se, ainda, calcular a velocidade deste automóvel. Que  partiu de Amajari as 14:00 h e chega em Alto Alegre as 18:00 h. Vê-se:
 
 
É necessário, também, saber a posição do caminhão quando o automóvel parte de Amajari, para considerá-la como posição inicial do mesmo no instante de partida do automóvel. Para isto, utliza-se o conceito de movimento uniforme e monta-se a função horaria do caminhão no instante de sua partida e calcula-se a sua posição depois de 2 horas quando a automóvel partiu de Amajari. Tem-se:
 
 
No instante de partida do automóvel de Amajari o caminhão já se encontrava no quilometro 80. Desta forma, sabe-se a posição e a velocidade de ambos no instante de partida do automóvel. Utiliza-se, então, o conceito de movimento uniforme e montam-se as funções horarias do caminhão e do automóvel neste exato instante. Parte-se do princípio que no exato momento do encontro, ambos possuem a mesma posição.


Considerou-se a velocidade do automável negativa, devido o mesmo, estar voltando na trajetória com movimento retrógrado. No encontro as posições de ambos são a mesma. Calcula-se:
 
 
O caminhão e o automóvel se encontraram 1 h e 36 min depois da partida do automóvel. Como o automóvel partiu as 2 horas da tarde, o encontro foi as 3 h e 36 min. Alternativa C.
 
Paula, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outra dúvida.
VEJA TAMBÉM:

3 comentários:

  1. ola preciso saber sobre encontro de moveis em movimento uniforme !!

    ResponderExcluir
  2. muito bacana,esa questão já é uma aula completa, agora so treinar mais mas deu para usar vários principios ,muito bem explicado,parabens gente

    ResponderExcluir
  3. Fisica é chique demais

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES