NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Física - MUV - Movimento Uniformemente Variado

21/06/2010 - Adriana Cardoso disse...
 
Professor, eu tenho que criar 5 situações que caracterizem o movimento uniformemente variavel;  mais não estou conseguindo, tudo que eu consigo é apenas eleborar perguntas, e não pode ser perguntas, tem que ser apenas situações. O senhor pode me ajudar a criar essas situações? 
 
Desde já lhe agradeço.
Obrigado pela atenção.
 
22/06/2010 - CCDA RESOLVE

Adriana, boa noite. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do CCDA, vou ajudá-la em sua dúvida que trata do movimento uniformemente variado.
 
O MUV - movimento uniformemente variado é caracterizado por apresentar uma aceleração constante. A velocidade do corpo em questão varia uniformemente, muda com uma aceleração sempre constante. Desta forma, todo movimento que apresentar essa característica é um MUV.

1ª situação: Uma pedra caindo do último andar de um prédio. É MUV, aceleração constante, aceleração da gravidade 9,8 m/s². ( a velocidade vai aumentando uniformemente).
2ª situação: Um objeto sendo lançado para cima. É MUV, aceleração constante, aceleração da gravidade 9,8 m/s². (desaceleração, a velocidade vai diminuindo uniformemente).
3ª situação: Um corpo puxado por uma força constante. É MUV, aceleração constante, provocada pela força aplicada ao corpo.
4ª situação: Um tiro de canhão. O projétil possui dois movimentos um horizontal (movimento uniforme, velocidade constante) e um movimento vertical MUV provocado, novamente, pela aceleração da gravidade que puxa este projétil para baixo.
5ª situação: A cobrança de um tiro de meta pelo goleiro, em uma partida de futebol. Idêntica a situação do tiro de canhão.
 
Adriana, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outra dúvida.

Um comentário:

  1. Uma bola de 8,4 kg que é abandonada do repouso a uma alura de 5,0 m, após chocar-se com o solo (altura zero), retorna a uma altura de 4,0 m. Adote g = 10 m/s2. Se a perda de energia mecânica da bola pudesse ser usada exclusivamente no aquecimento de 10 g de água (c 1,0 cal/g. ºC e 1 cal = 4,2 J), qual seria a elevação de temperatura dessa água?
    Agradeço desde já
    Mayara Tavares
    mayaratll@homail.com

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran