NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

Carregando...

VISITÔMETRO DO DAX

Português - Verbo de ligação / Predicativo do Sujeito

04/05/2010 - Pedro Ferreira disse...


 Prezado Professor, explique-me a respeito dos seguintes verbos: SER, ESTAR, PARECER, FICAR, ANDAR, PERMANECER, CONTINUAR. Sempre que ocorrer estes verbos haverá predicativo do sujeito?

Exemplo: Carlos é homem. Homem, neste caso, não é adjetivo e sim um substantivo (Pedro, sua conclusão está errada), por que está funcionando como predicativo do sujeito, se não é um adjetivo?

07/05/2010 - CCDA RESOLVE

Olá, Pedro Ferreira, sou Edson, Professor do CCDA e vou resolver estas dúvidas.

É muito comum professores apresentarem a relação de verbos citados e dizerem aos seus alunos que são verbos de ligação e, consequentemente, pelos seus empregos haverá, sempre, predicativo do sujeito.

ISTO É UM GRAVE ENGANO. O único verbo de ligação existente é o verbo SER, os demais, se estiverem apresentando qualidade ou estado do sujeito, poderão atuar como verbos de ligação.

Exemplos: Mariazinha está feliz. Mariazinha está em casa

No primeiro exemplo, o verbo ESTAR empregou-se como verbo de ligação, pois apresenta o estado FELIZ de Mariazinha, como ela se encontra na ocasião.

No segundo exemplo, o verbo ESTAR atuou como verbo intransitivo; observa-se pela pergunta feita: Mariazinha está onde? Em casa = indica o lugar em que Mariazinha está.

O mesmo acontece com os demais verbos citados, nesta dúvida.

Com relação ao exemplo que você apresentou "Carlos é homem.", o verbo SER é de ligação, homem é predicativo do sujeito, pois apresenta uma qualidade de Carlos. Esta palavra não está sendo empregada como SUBSTANTIVO e sim como ADJETIVO.

Caso aparecesse O homem Carlos é muito atuante em sua profissão., a palavra HOMEM foi empregada como SUBSTANTIVO, pois indica a espécie, identifica-a e classifica-a com a espécie de seres do sexo masculino.

É preciso tomar muito cuidado e dotar-se de total certeza para se fazer alguma conclusão.

Espero ter ajudado. Avise seus amigos para cadastrarem-se e mandarem-nos dúvidas, também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran