NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Matemática - Simplificação e Subtração de Frações

27/05/2010 - Juliana disse... 
 
Boa tarde Professor Reginaldo!
 
Pelo amor de Deus que conta foi aquela do J.B??? Além do tamanho, eu fiquei perdida em alguns números que foram aparecendo, por exemplo 280x / 1000 = 7x / 25????  7x / 10 - 7x / 25 = 5.7x - 2.7x/ 50???? De onde surgiram esses numeros 2,5,50???? E porque no final da conta o 250 foi até o fim??? Eu não entendi professor. Será que dá pra vc me ajudar mais um pouco???
 
Obrigada desde já.

31/05/2010 - CCDA RESOLVE

Boa tarde, Juliana. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do CCDA, vou ajudá-la em sua dúvida que trata de simplificação e subtração de frações.

A primeira parte da dúvida trata de uma simplificação de fração onde pode-se utilizar o MDC (máximo divisor comum) entre o numerador e o denominador da fração para simplificá-la a forma irredutível. Tem-se:
A segunda parte da dúvida é uma subtração de frações com denominadores diferentes. É necessário extrair o MMC (mínimo múltiplo comum) dos denominadores e depois adotá-lo como denminador comum e dividí-lo pelos denominadores das frações anteriores e multiplicar o resultado pelos numeradores. Calcula-se:
O 250 é o denominador comum de todas as partes do salário de JB e permanece assim até o final dos cálculos.
 
Juliana, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos mande-nos em forma de outra dúvida.

Um comentário:

  1. Boa tarde Professor Reginaldo.
    Agora sim eu entendi de onde vieram tantos valores.E eu agradeço muito por isso.
    Lembra da conta da maquina de beneficiar arroz???Na sua conta o valor foi de 32,72 horas (alguma coisa assim) aproximadamente 33 horas, certo??
    Só que na prova do concuros que fiz, tinham varios possiveis resultados. Entre eles as 33 horas só que no resultado deu que as horas seriam 32,47 horas aproximadamente. Professor como saber a resposta certa nessa hora??? Eles podem ter errado nesse resultado ou tem outra explicação??? Se você poder me responder vou ficar muito grata, porque eu não entendi nada!!!!
    Obrigada desde já
    Juliana e-mail juegeovana@bol.com.br

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran