NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Matemática - Sistema de Equações do 1° grau


30/05/2010 - Weliton disse... 
 
Um grupo de turistas pretende fazer um passeio em ônibus, de modo que, indo, 45 turistas, em cada ônibus, sobrarão 50 turistas. Já se forem 50 turistas por ônibus, sobrarão 2 ônibus sem turistas. Determine o número de ônibus e o de turistas nesse caso.

31/05/2010 - CCDA RESOLVE
 
Boa tarde, Weliton. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do CCDA, vou ajudá-lo em sua dúvida que trata de sistemas de equação do primeiro grau.
 
Não se sabe a quantidade total de ônibus e nem mesmo a quantidade total de turistas. Chama-se, então, os ônibus de y e os turistas de x.  Estabelece-se as equações conforme os dados do problema:
É fácil perceber que ao se multiplicar os 45 turistas pelo número de ônibus se encontra o número total de turistas menos 50. Percebe-se, também que ao se multiplicar os 50 turistas pela quantidade de ônibus menos 2, tem-se o número total de turistas. Desta forma calcula-se:
Tem-se, assim, um sistema de equações do 1° grau con duas variáveis, x e y. Para resolvê-lo, utiliza-se o método da multiplicação e da soma. Neste caso, basta se  multiplicar a equação (II) por -1, somar o resultado com a equação (I) e depois substituir o valor encontrado para a variável y. Calcula-se:
Feitos os cálculos, encontram-se as quantidades de 30 ônibus e 1400 turistas.

Weliton, espero tê-lo ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outra dúvida.

6 comentários:

  1. Um grupo de turistas pretende fazer um passeio em ônibus, de modo que, indo, 45 turistas, em cada ônibus, sobrarão 50 turistas. Já se forem 50 turistas por ônibus, sobrarão 2 ônibus sem turistas. Determine o número de ônibus e o de turistas nesse caso.

    Weliton Henrique
    welitonhenrique@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Um grupo de turistas alugou um onibus por R$1500,00. Dois deles não puderam viajar e, em consequência a despesa de cada um dos outros aumentou em R$25,00. Quantos turistas viajaram? Qual foi a despesa de cada um?

    ResponderExcluir
  3. meio contraditorio : Y é o numero de turistas e não o de onibus !

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, obrigado por perceber nosso engano e ter nos alertado. A correção já foi feita, trocoaram-se o x pelo y, desta forma, o número total de ônibus é y e o número total de turistas é x.

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran