NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

Carregando...

VISITÔMETRO DO DAX

Matemática - Regra de Três Simples - Grandezas Diretamente Proporcionais


25/05/2010 - Juliana disse... 

Boa tarde!!! Estou mandando outra duvida que tenho. espero que me ajudem.
Uma máquina de beneficiar arroz beneficia 11 sacas de 50 kg/h. Trabalhando de forma ininterrupta, o tempo necessario que essa máquina gastará para beneficiar 18 toneladas de arroz será, aproximadamente...

Preciso saber como se faz. Desde já agradeço.
28/05/2010 - CCDA RESOLVE

Juliana, boa tarde. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do CCDA, vou ajudá-la em sua dúvida que trata de regra de três simples e direta.


Quando as grandezas são diretamente proporcionais, isto é, a relação entre duas grandezas é direta ( se uma aumenta a outra, também, aumenta ou se uma diminui a outra, também, diminui ) deve-se multiplicar os termos da regra de três em cruz.

Se 1 saca tem 50 kg, quantos quilogramas terá 11 sacas? Aumentou o número de sacas vai aumentar a quantidade de quilogramas. Regra de três simples e direta.

Então, 11 sacas de arroz têm massa de 550 kg. 

Em 1 hora a máquina beneficia 550 kg de arroz, quanto tempo levará para beneficiar 18 toneladas? É necessário transformar as 18 toneladas em quilogramas. Sabe-se que 1 tonelada equivale a 1.000 kg, então utiliza-se outra regra de três simples direta (aumenta o número de toneladas aumenta o número de quilogramas). Calcula-se:



Desta forma, a máquina precisa beneficiar 18.000 kg de arroz. Quanto tempo será necessário para este tabalho? (aumentou a quantidade de arroz, aumentará o tempo para realizar o trabalho). Calcula-se:

A máquina levará 32,73 horas para beneficiar 18 toneladas de arroz, aproximadamente, 33 horas.

Juliana, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outra dúvida.

2 comentários:

  1. Boa noite!!!
    professor Reginaldo estou escrevendo para lhe agradecer por estar me ajudando tanto.Estão sendo de grande valia suas explicações.Muito obrigada por enquanto....

    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Nique

    2 bolas de cor marrom que são iguais a 3 bolas brancas que são iguais a 5
    bolas pretas, 7 bolas pretas que são iguais a 2 bolas verdes e uma bola verde que é igual a 3 bolas amarelas. (em relação a massa)
    em uma balança foram colocados de um lado 4 bolas marrons 14 bolas verdes
    e 33 bolas amarelas, do outro lado foram postas 4 bolas brancas 7 bolas pretas e quantas verdes devem ser postas para equilibrar?

    meu e-mail é nike_wolff@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran