NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

Carregando...

VISITÔMETRO DO DAX

Física - MUV - Queda Livre - Lançamento Vertical

01/06/2010 - Alek disse...
 
Uma pedra é lançada verticalmente para cima, do topo de um edifício, com velocidade de 29,4 m/s. Decorridos 4 s, deixa-se cair outra pedra. Contado a partir do lançamento da segunda, a primeira passará pela segunda no instante: g = 9,8 m/s²
 
01/06/2010 - CCDA RESOLVE

Alek, boa noite. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do CCDA, vou ajudá-lo em sua dúvida que trata de movimento uniformemente variado, ou melhor lançamento vertical e queda livre.
 
Deve-se calcular qual é a velocidade e a posição da primeira pedra no instante  que a segunda foi abandonada. Utilizam-se para os cálculos as teorias do movimento uniformemente variado.Tem-se:
Calcula-se:
Desta forma, no instante que a segunda pedra é abandonada, a velocidade da primeira pedra é V = - 9,8 m/s e a posição é S = 39,2 m. Vê-se que a aceleração adotada foi a da gravidade e ela assume valor negativo pois é contrária a trajetória. A velocidade ficou negativa pois neste instante a primeira pedra está voltando na trajetória com movimento retrógrado e por isso valor negativo.
 
Os valores encontrados, agora, passam a ser valores iniciais para a primeira pedra e a segunda terá seus próprios valores iniciais também. O instante em que que as posições 1 e 2 coincidirem será o instante da ultrapassagem. Basta, então, igualar as posições 1 e 2. Tem-se:
No instante que as duas pedras tem a mesma posição ocorre a ultrapassagem da pedra 2 pela pedra 1 e este instante é 4 s após a pedra 2 ser abandonada.

Alek, espero tê-lo ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos mande-nos em forma de outra dúvida.

4 comentários:

  1. Uma pedra é lançada verticalmente para cima, do topo de um edifício, com velocidade de
    29,4m/s. Decorridos 4s, deixa-se cair outra pedra. Contado a partir do lançamento da segunda, a primeira passará pela segunda no instante: g= 9,8m/s².

    ResponderExcluir
  2. uma pedra foi abandonada da borda de um poço e levou 5s para atingir o fundo.Tomando a aceleraçao da gravidade igual a 10m/por segundo quadrado, podemos afirmar que á profundidade do poço é 25m 50m 100m
    125m 200m

    ResponderExcluir
  3. como que calcula o S(0),S(1),S(2)...S(10) E V(0),V(1)...V(10)MUV - cinemática


    ýngrid hillebrãnd
    yngrid.loren@gmail.com

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran