NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Física - Movimento Uniformemente Variado - Torricelli

13/04/2010 - Mayara disse... 
 
Dois automóveis, A e B, deslocam-se um em direção ao outro numa competição. O automóvel A desloca-se a uma velocidade de 162 km/h; o automóvel B, a 108km/h. Considere que os freios dos dois automóveis são acionados ao mesmo tempo e que a velocidade diminui a uma razão de 7,5 m/s², em cada segundo. Qual é a menor distância entre os carros A e B para que eles não se choquem?

Me ajude nessa questão por favor, eu resolvi e não entendo porque somam as distâncias percorridas por cada veículo no final.

13/04/2010 - CCDA RESOLVE
 
Boa noite, Mayara. Sou Reginaldo. Professor de Física e Matemática do CCDA, vou ajudá-la em sua dúvida que trata do movimento uniformemente variado, uma vez que ocorre uma variação de velocidade e, assim sendo, existe uma aceleração. Faz-se um esquema gráfico da situação.

Agora, basta escrever as equações de Torricelli de cada uma dos móveis A e B. Tem-se:


O móvel A deslocou-se 135 m e o móvel B deslocou-se 60 m, um em direção ao outro, logo, se a distância entre eles no início fosse 195 m não se chocariam e parariam um de frente ao outro.

Mayara, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outra dúvida.

6 comentários:

  1. PROFESSOR, SE PUDE, POR FAVOR ME AJUDE NESTA QUESTÃO. AGRADEÇO DESDE JÁ.

    Uma das atrações típicas do circo é o equilibrista sobre monociclo. O raio da roda do monociclo. O raio da rodado monociclo utilizado é igual a 20 cm, e o movimento do equilibrista é retilíneo. O equilibrista percorre, no início de sua apresentação, uma distância de 24π metros.
    Assinale os itens a seguir:

    I.A velocidade média do equilibrista no trajeto percorrido nos primeiros 6 segundos foi de 1,5 m/s.

    II. A distância percorrida pelo equilibrista nos primeiros 3 segundos foi de 9 metros.

    III. A energia cinética no final dos primeiros 6 segundos é igual a energia potencial ao final dos primeiros 3 segundos.

    IV. O equilibrista fará duas pedaladas por segundo, necessárias para que ele percorra essa distância em 30 segundos , considerando o movimento uniforme.

    Mayara Tavares ( mayaratll@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. um grupo de escoteiros deseja construir um acampamento em torno de uma árvore . por segurança ,eles deve colocar as barracas a uma distancia tal da arvore que , se esta cair nao venha a atingi-los . Aproveitando o dia ensolarado , eles mediram . ao mesmo tempo , os comprimentos das sombras da arvore e de um deles ,que tem 1,5m de altura; os valores encontrados 6,0 e 1,8m , respectivamente . A distancia minima da cada barra a arvore deve ser de :

    ResponderExcluir
  3. Professor, eu tenho que criar 5 situações que caracterizem o movimento uniformemente variavel; mais não tô conseguindo, tudo que eu consigo é apenas eleborar perguntas, e não pode ser perguntas,tem que ser apenas situações. tem como o senhor me ajudar a criar essas situações?
    desde já lhe agradeço.
    Obrigado pela atenção.
    Adriana Cardoso

    ResponderExcluir
  4. Tenho dúvidas quanto montar equações do movimento uniformemente variado, por favor ajude-me vou agradecer muito.tchau!yara-siri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Um certo corpo possui v/20m/s e durante 5/s almenta a velocidade alterada uniformemente com aceleração escalar igual a 3m/s. quero saber como se resouve essas contas.

    me responda ai por favor.

    ResponderExcluir
  6. preciso estudar para a prova....

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran