NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Português - Emprego dos Pronomes Relativos I

16/03/2010 - Gilmário Barbosa disse...


Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas:

O projeto,_____ realização sempre duvidara, exigiria toda a descrição____ fosse capaz.

a) do qual a - que

b) cuja a - da qual

c) de cuja - de qual

d) que sua - de cuja

e) cuja - a qual


22/03/2010 - CCDA RESOLVE

 Boa tarde, Gilmário, sou Edson, Professor de Português do CCDA e vou resolver mais esta dúvida sua.

Os pronomes relativos são palavras que substituem as palavras a que se referem (= pronomes) e, sempre, estão perto delas, relacionando-se com elas (= relativos), daí, pronomes relativos. Os mais usados:

Que = o qual, a qual, os quais, as quais; Quem= o qual, a qual, os quais, as quais; Cujo, cuja, cujos, cujas = do qual, da qual, dos quais, das quais; Onde = no qual, na qual, nos quais, nas quais.

CUIDADO COM O SEUS EMPREGOS. EM TODOS ELES TEM-SE QUE OBSERVAR A REGÊNCIA DOS VERBOS. REGÊNCIA É A FORMA COMO OS VERBOS PEDEM COMPLEMENTOS. É PRECISO OBSERVAR AS PERGUNTAS QUE OS VERBOS FAZEM. ATENÇÃO REDOBRADA PARA CUJO, CUJA, CUJOS, CUJAS.

A resposta para sua dúvida é a letra C. Explica-se:

Vamos à dúvida:
O projeto,_____ realização sempre duvidara, exigiria toda a descrição____ fosse capaz.

Alguém duvidara da realização do projeto; a realização exigiria uma descrição do projeto da qual era capaz. (=era capaz da descrição do projeto.)

O verbo duvidar, faz a seguinte pergunta: duvidar de que? Da realização. Realização do que? Realização do projeto. É por isso que aparece de cuja. Capaz faz a seguinte pergunta: Capaz de que? Capaz da descrição (= da forma como deverá ser feito).

Observam-se muitas preposições, nas frases, acima, e todas elas escritas em azul. Tais preposições são muito importantes para se saber sobre a regência dos verbos, pois todos eles pedem tais preposições e, ao serem empregados com pronomes relativos, é preciso manter tais preposições ou encontrar pronomes relativos que já as embutem (= têm dentro deles).

Observa-se, ainda, que as palavras que vêm, após as preposições em azul, vão ser substituídas por um dos pronomes relativos, apresentados logo no começo de minha explicação. Cuidados devem ser tomados com os pronomes cujo, cuja, cujos, cujas, que eles substituem a palavra anterior e referem-se, também, à palavra que vem depois deles.

Os pronomes relativos cujo, cuja, cujos, cujas, quando vêm em uma frase, combinam com a palavra que vêm antes e depois dele ( com as duas ).
Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran