NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

Carregando...

VISITÔMETRO DO DAX

Física - Conservação da Energia Mecânica - Energia Potencial Elástica

30/03/2010 - Mayara disse... 

Um corpo de massa 2 kg, preso a uma mola de constante elática 200 N/m, pendurada no teto, é abandonado do repouso exatamente na posição A, em que a mola não apresenta deformação. Ele cai em movimento acelerado até certo ponto e, depois, freia até parar momentaneamente no ponto B, de máxima deformação da mola.Determine a distância entre os pontos A e B. Adote g = 10 m/s² 
 
05/04/2010 - CCDA RESOLVE
 
Mayara, boa tarde. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do CCDA, vou ajudá-la em sua dúvida que trata do teorema da conservação da energia mecânica em sistemas conservativos. O caminho mais fácil para resolver sua dúvida é considerar o sistema conservativo e observar que a energia mecânica no início é igual a energia mecânica no final do movimento. Analisa-se a figura:

Considera-se que no ponto A o objeto está a uma altura x que corresponderá a deformação da mola quando este atingir o chão no ponto B. Em A a energia armazenada pelo corpo é totalmente gravitacional uma vez que a mola não está deformada e o corpo está em repouso. Ao chegar em ao chão em B com movimento retardado e parando a única egergia do corpo é a potencial elástica da mola. Sendo assim, a energia potencial gravitacional no início do movimento é igual a energia potencial elástica no final. Calcula-se:
Como a deformação da mola é exatamente a distância entre oa pontos A e B este valor é 20 cm
 
Mayara, espero tê-la ajudado em sua dúvida. Qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos, mande-nos em forma de outra dúvida.

4 comentários:

  1. Tenho uma questão a ser resolvida sobre cálculo,já tentei várias formas para solucionar e não consegui, seria possivel um auxilio?
    df/dx=F;
    lim f(x)=0;
    |x|->infinito

    f(0)=1
    Calcular ∫ F(t^2)tdt(variando de -infinito a +infinito
    Obrigado
    Jonas.
    email jonas.roque@manguemar.com.br

    ResponderExcluir
  2. Um corpo de massa 2 kg, preso a uma mola de constante elática 200 N/m, pendurada no teto, é abandonado do repouso exatamente na posição A, em que a mola não apresenta deformação. Ele cai em movimento acelerado até certo ponto e, depois, freia até parar momentaneamente no ponto B, de máxima deformação da mola.Determine a distância entre os pontos A e B.
    Adote g = 10 m/s²
    Mayara
    e- mail: mayaratll@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. eu estou com um problema um pouco parecido com o da mayara. é para relacionar dos sistemas de molas o promeiro com uma mola menos robusta e massa menor e o segundo com massa maior e mola mais robusta. Como posso fazer estas relações com todas as variais e constantes que adornam o sistema?
    gaby_schinneider@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. gostei muito deste site!!!

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran