NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Português - SINTAXE: Predicativo do Sujeito

28 de janeiro de 2010 - Pedro Tarcio da Silva Ferreira disse...


Professor, tenho uma dúvida:


assinale a alternativa corresponde ao predicativo do sujeito.

a) como o povo anda tristonho.
b) agradou ao chefe o novo funcionario.
c) ele nos garantiu que viria.
d) no rio nao faltaram diversões.

pode me explcar a alternativa correta? e me explicar as demais porque estao erradas?

nome: pedro tarcio da silva ferreira
telefonhe: 3231 - ...
e-mail: pedro_tarcio17@hotmail.com

05/02/2010 - CCDA RESOLVE

Pedro Tarcio da Silva Ferreira, sou Edson, Professor do CCDA e vou ajudá-lo na resolução desta dúvida.

Antes de falarmos sobre ela, é preciso observar a mensagem que você nos mandou que apresenta muitas marcações em vermelho, são erros de Português e que vou apresentar a forma certa e, algumas informações:

como, agradou , ele, no, pode, e = quando estas palavras iniciam orações, devem ser escritas em maiúsculo;
porque = por tratar-se de pergunta, deve ser escrita, separadamente = por que;
estao = deve ter o símbolo ~ que indica som nasal = estão;
pedro tarcio da silva ferreira = nome próprio deve ser escrito em maiúsculo;
telefoNHe = telefoNe.

Agora, estarei resolvendo a dúvida que você me apresentou.

a) Como o povo anda tristonho. Esta oração é a única que apresenta predicativo do sujeito. O verbo andar não está sendo empregado no sentido de caminhar, seu sentido, na oração, é de estar, de encontrar-se. Tristonho é o estado em que se encontra /que está o povo. Toda vez que que o verbo andar estiver sendo empregado no sentido diferente do real, caminhar, e vier acompanhado de uma qualidade ou estado (neste caso, tristonho, estado do sujeito = o povo) que é o que mais se fala do povo, tem-se, então, um predicativo do sujeito. Anda está sendo empregado como verbo de ligação, nesta oração, e não tem importância nenhuma nela, a não ser de ligar tristonhoo povo.Interessante é perceber que O povo tristonho já tem sentido e não está precisando de anda para nada na oração.
A palavra Como foi empregada com o efeito de admiração. Esta oração poderia ter terminado com ponto de exclamação: Como o povo anda tristonho !

b) Agradou ao chefe o novo funcionário .   A ordem direta desta oração é: O novo empregado agradou ao chefe. O verbo agradar é verbo transitivo indireto: quem agrada, agrada a quem?= a alguém, daí, ao chefe ser objeto indireto.

c) Ele nos garantiu que viria. O verbo garantir é transitivo direto e indireto, pois que garante, garante o que? R.: que viria (= a vinda dele), função de objeto direto.  Garante a quem? R.: nos (= a nós), função de objeto indireto, pois a pergunta a quem? e a resposta a nós vêm acompanhadas da preposição a. As palavras com funções de objetos direto e indireto completam o sentido do verbo garantir.

d) No rio não faltaram diversões. A ordem direta desta oração é: Diversões não faltaram no rio.  O verbo faltar é intransitivo e as palavras não (advérbio de negação) e no rio (locução adverbial de lugar) melhor explicam o sentido inicial da oração: diversões faltaram.

Espero ter ajudado. Mande mais dúvidas, mas aguarde sua vez para ser atendido. O atendimento segue a ordem de chegada das dúvidas. Avise seus amigos para mandarem dúvidas, também.

2 comentários:

  1. Olá, boa noite Professor! Eu gostaria de que me tirasse uma dúvida a respeito de uma questão de prova (Sargento da Aeronáutica): "Meu filho ainda não sabe se ganhará uma bolsa de estudos".Assinale a alternativa que apresenta a mesma classificação da oração acima destacada. A resposta certa é : " O professor garantiu que haverá um aumento no número de bolsas".Por que essa resposta tem a mesma classificação com a anterior? Desde já agradeço pela atenção, Cibele.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Cibele,

    a resposta é muito fácil de ser apresentada passo-a-passo a você.

    Preciso, apenas, que você, primeiramente, cadastre-se, gratuitamente, na Caixa Amigos do Conhecimento, clicando em SEGUIR e obedeça às orientações que aparecem.

    Após cadastrar-se, volte a mandar esta mesma dúvida, que, além de muito fácil de solucionar-se, será de muita satisfação resolvê-la.

    No entanto, nunca se esqueça de mandar seu email com todas as dúvidas que vier a apresentar.

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran