NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Física - Conservação de Energia Mecânica

24/02/2010 - Matheus disse...


Professor, me ajuda?

(CGE 277) 45. Uma criança parte do repouso do ponto A, do alto de um tobogã de 5 m de altura,e desliza sem atrito chegando ao chão.

Dado que g = 10 m/s², a velocidade com que a criança chega no chão é,em m/s, de:

a. 2      b. 5      c. 6     d. 8      e.10

8/03/2010 - CCDA RESOLVE
Boa tarde, Matheus. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do CCDA, vou ajudá-lo em sua dúvida que se trata de conservação da energia mecânica.

Primeiramente, é necessário saber que a energia mecânica de um corpo é composta de dois tipos de energia. Uma armazenada que é chamada de energia potencial e outra de movimento que é chamada de energia cinética.
Neste caso a energia potêncial do corpo é a energia potencial gravitacional que é proporcional a altura do corpo e a energia cinética é ela mesma. Como o corpo não sofre nenhum tipo de atrito ou resistência o sistema mecânico é conservativo e a energia mecânica no início do movimento será a mesma do final desse movimento. Como o corpo parte do repouso, o que indica velocidade 0 m/s, ele não tem energia cinética no início, somente energia potencial gravitacional. No final do movimento, quando chega ao solo, o corpo só possui energia cinética, pois sua altura é 0 m e não há energia potencial gravitacional armazenada. Então:


A criança chegaria no solo com velocidade de 10 m/s. Alternativa E.

Matheus, espero tê-lo ajudado em sua dúvida, qualquer dificuldade no entendimento dos conceitos aqui apresentados mande-nos em forma de outra dúvida. 

4 comentários:

  1. Uma pessoa que é portador de hipermetropia faz uso de lentes convergentes, já que o ponto próximo de sua visão está mais "distante" que o normal. Assim, quando ela quer enxergar um objeto que está muito perto, afasta-o. A lente convergente então funciona de modo a jogar o objeto para este ponto próximo afastado. Pois bem, quando o hipermétrope quer vizualizar um objeto distante, o óculos deixa de ter função, já que, se funcionasse, ele veria imagens reais e, portanto, ivertidas?

    ResponderExcluir
  2. tenho duvida em uma aplicação fisica que diz...o maquinista aciona os freios de um trem, reduzindo sua velocidade de 80 km/h para 60 km/h no intervalo de tempo de 1 minuto.Determine, supodo-a constante, aceleração do trem nesse intervalo.Dê a resposta em Km/h.h.....sou professor e cheguei em umresultado diferente do livro,,,qual a resposta..meu tel é 94740953 ou email. calderinha12@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Professor, me ajuda?

    (cge 277)

    45. Uma criança parte do repouso A,do alto de um tobogã de 5m de altura,e desliza sem atrito chegando ao chão.
    Dado que g= 10 m/s², a velocidade com que a criança quega no chão é,em m/s, de:

    a. 2
    b. 5
    c. 6
    d. 8
    e.10

    ResponderExcluir
  4. Um móvel percorre uma pista circular de raio R, com velocidade linear constante igual a 12 cm/s. Sabe-se que aumentando o raio da pista de 8 cm, a aceleração do móvel diminui de 3 cm/s². Determine o raio da trajetória.

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran