NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Física Movimento Circular Uniforme - Velocidade Angular

09/12/2009 - Renato disse...


Professor gostaria que o senhor resolvesse estas questões:

01) Um bom arremessador de beisebol pode arremessar a bola para o batedor, com velocidade de 144 km/h e rotação de 1.800 rpm. Quantas revoluções a bola fará em sua trajetória até o batedor? Para simplificar, admita que a trajetória de 18 m entre o arremessador e o batedor seja uma reta.

02) Qual é a velocidade angular
(a) do ponteiro dos segundos 
(b) do ponteiro dos minutos?

12/12/2009 - CCDA RESOLVE

Bom dia, Renato. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matamática do CCDA, vou ajudá-lo em suas dúvidas a respeito de Movimento Circular Uniforme.


A 1ª dúvida envolve o movimento uniforme (M.U.) da bola em sua trajetória do arremessador até o batedor e o movimento circular uniforme (M.C.U.) que a bola faz em suas revoluções. Deve-se encontrar o tempo gasto pela bola em sua trajetória, sabendo-se que sua velocidade é 144 km/h e o deslocamento é 18 m. Calcula-se:


A bola demora 9/20 segundos para chegar ao batedor. Como a rotação da bola é 1.800 rpm, revoluções por minuto, Calcula-se:

Nota-se que em 1 minuto a bola gira 1.800 vezes e, dessa forma, em 1 segundo girará 30 vezes como ele demora 9/20 s para chegar ao batedor, então suas revoluções serão 13,5 giros.

A 2º dúvida é a respeito de velocidade angular. Este conceito físico diz a respeito do ângulo percorrido em determinado tempo como são os ponteiros dos segundos e dos minutos que serão estudados, deve-se entender que suasvelocidades angulares são diferentes. Calcula-se:


A velocidade angular do ponteiro dos minutos é a proximadamente 0,1 °/s e  a ponteiros dos segundos é aproximadamente 6 °/s.

Renato, espero tê-lo ajudado em suas dúvidas. Continue estudando e enviando outras dúvidas.

Um comentário:

  1. Renato renato_206@yahoo.com.br
    Professor gostaria q vc resolvesse essas questões:
    01)Um bom arremessador de beisebol pode arremessar a bolar para o batedor, com velocidade de 144 Km/h e rotação de 1.800 rpm. Quantas revoluções a bola fará emsua trajetória até o batedor? Para simplificar, admita que a trajetória de 18 m entre o arremessador e o batedor seja uma reta.

    02) Qual é a velocidade angular (a) do ponteiro dos segundos e (b) do ponteiro dos minutos?

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran