NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

Física - Instrumentos Ópticos - Microscópios e Telescópios

02/11/2009 - Roberto Kaneoya disse...


Oi... Estou mandando minhas dúvidas de Física....
Aqui, vai a primeira: Qual a diferença entre um microscópio e um telescópio refrator?
A segunda: Qual a diferença entre um telescópio refrator e um refletor?

Desde já, fico muito agradecido pela ajuda. Abraços......

03/11/2009 - D.A. RESOLVE

Boa tarde, Roberto. Sou Reginaldo, Professor de Física e Matemática do D.A., vou ajudá-lo em suas dúvidas a respeito de instrumentos ópticos.

Microscópio Óptico

O microscópio óptico é um instrumento utilizado para observar objetos muito pequenos, com tamanho de uma célula viva.

Os microscópios são aparelhos complexos, mas em geral podem ser considerados como constituídos de dois sistemas de lentes, que funcionam como duas lentes convergentes. A lente que fica mais próxima do objeto é chamada lente objetiva e aquela em que a pessoa observa a imagem ampliada é denominada lente ocular.
 O objeto é colocado próximo ao foco Fob da objetiva, que forma uma primeira imagem, I1, real e ampliada. Esta imagem forma-se entre a ocular e seu foco Foc e funciona como um objeto para esta lente. A ocular fornece uma imagem final I2, virtual, ainda mais ampliada.

Resumindo, a ocular atua como uma lupa, ampliando a imagem fornecida pela objetiva, que já era ampliada em relação ao objeto. Exemplo: se a objetiva aumenta em 50 vezes o tamanho do objeto e a ocular aumenta em 20 vezes o tamanho da imagem da objetiva, a ampliação total fornecida é de 50 X 20 = 1.000 vezes.

O máximo de aumento de um microscópio óptico é de 2.000 vezes, portanto o tamanho de uma célula viva vista por esse microscópio será de:
Luneta Astronômica ou Telescópio Refrator

Instrumento óptico utilizado para observar corpos celestes (muito distantes), como a Lua e os planetas. A estrutura de uma luneta é muito semelhante a do microscópio óptico e, também é constituída de uma objetiva e de uma ocular, sistema de lentes convergentes.

A objetiva tem grande distância focal e fornece a imagem I1 de um objeto distante, a qual se formará praticamente sobre seu foco. Os focos da ocular e da objetiva estão um sobre o outro. I1 funciona como objeto para a ocular situado em seu foco. Por isso tem-se uma imagem fianl I2 muito ampliada em relação a I1, e bem afastada da ocular.

Esta imagem final está muito mais próxima do observador que o objeto que tem distância como sendo infinita. O que permite a percepção de detalhes do corpo celeste antes não observados a olho nu.

Telescópio refletor


A objetiva deste instrumento óptico é um espelho côncavo de grande diâmetro, que coleta a luz proveniente de uma estrela. Quanto maior o diâmetro do espelho, maior a quantidade de luz coletada, o que permite a observação de estrelas cada vez mais distantes.


O espelho côncavo converge a luz coletada para um pequeno espelho plano, que, por sua vez, envia essa luz para uma lente convergente chamada ocular. Esta atua como uma lupa, ampliando ainda mais a imagem virtual da estrela.

A diferença entre o microscópio e o telescópio refrator está na lente objetiva. No microscópio, a objetiva tem distância focal pequena e produz uma imagem, depois de seu foco, entre a lente ocular e o foco desta lente. O telescópio refrator é construído de maneira que os focos da objetiva e da ocular coincidam no mesmo ponto. A objetiva tem distância focal grande o que permite capturar imagem de objetos distantes. Essa imagem forma-se no ponto focal das lentes.

A diferença entre telescópio refrator e refletor, também esta na lente objetiva. O refrator tem uma lente convergente de grande distância focal como objetiva. O refletor tem como objetiva um espelho côncavo de grande diâmetro, quanto maior o diâmetro desse espelho, mais distante pode estar a estrela a ser vista. No refrator, o único fenômeno óptico que ocorre é a refração da luz. No refletor, além da refração, ocorre a reflexão da luz nos espelhos.

Espero tê-lo ajudado. Continue mandando suas dúvidas. Procure mandá-las na caixa do Plantão de Dúvidas On Line da disciplina escolhida e não em dúvidas já solucionadas.

5 comentários:

  1. Como funciona uma lupa,e como são os esquemas e exemplos?

    ResponderExcluir
  2. oqe é côcavo e converso ?
    o que é pentagono ?
    o que é diagonais ?

    ResponderExcluir
  3. Como se calcula o aumento de uma lente convergente?
    SiD s_86y@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada professor! Essa explicação me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, muito obrigado, este site foi ótimo, ampliou bem meus conhecimentos.

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran