NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

VISITÔMETRO DO DAX

ENEM 2009 - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - PROVA ANULADA - RESOLVIDA

Se você tiver interesse pelo comentário de alguma questão não resolvida desta prova, clique no link abaixo:

RESPOSTA: Alternativa C

COMENTÁRIO: A energia capaz de conduzir as moléculas do líquido para a atmosfera, também é responsável pela mudança de estado físico da matéria que compõe esse líquido. O mesmo passa para o estado gasoso subindo para a atmosfera. Essa mudança de estado físico de líquido para gasoso é chamada evaporação.
RESPOSTA: Alternativa A

RESPOSTA: Alternativa D

COMENTÁRIO: Percebe-se facilmente que a mistura arroz e feijão contém 0 g de colesterol. Uma quantidade substancial de calorias que nada mais é do que energia química armazenada. E nutrientes como carboidratos, proteínas e lipídios.

RESPOSTA: Alternativa E

COMENTÁRIO: O Meio Ambiente é o local onde ocorre as relações entre os seres vivos e até mesmo entre eles e os recursos não vivos do local. Essa relação se dá tanto em ambientes naturais como em ambientes urbanos.

RESPOSTA: Alternativa E

COMENTÁRIO: Nota-se, na tabela, que a concentração de SO2 dióxido de enxofre na região de Pinheiros é bastante alta o que leva a má qualidade do ar nessa região. O dióxido de enxofre pode combinar-se com outras substâncias produzindo partículas de sulfatos que reduzem a visibilidade.
RESPOSTA: Alternativa E

RESPOSTA: Alternativa D

COMENTÁRIO: Uma vez que o consumo de água vem aumentando mais que a população é notório que tenhamos preocupações em otimizar o uso de água potável. Sabemos, também, que a quantidade desse tipo de água é bastante pequena se comparada com as águas não potáveis. Essa otimização depende do controle da poluição das reservas de água potável, da redução da exploração desse tipo de água e porque não de uma maior captação de água das chuvas para o uso cotidiano. 
   
RESPOSTA: Alternativa D

COMENTÁRIO: O mais adequado para reduzir os impactos da falta de água em uma região seria a construção de cisternas para captar água da chuva. Mesmo chovendo pouco nessa região os 200 milímetros por ano forneceriam uma quantidade apreciável de água. A cisterna quando bem feita armazena a água e com o tratamento adequado o consumo é saudável. 

RESPOSTA; Alternativa B

COMENTÁRIO: Uma queda de temperatura que levasse a uma era glacial com certeza produziria um aumento das geleiras. As alterações no relevo também ocorreriam e o nível do mar  teria mudanças para menos.
RESPOSTA: Alternativa B

COMENTÁRIO: O Texto mostra que a coleta adequada do óleo de cozinha além de despoluir o meio ambiente pode ajudar na produção de biodisel, combustível de alta demanda. Gerando até uma fonte de renda para as pessoas que trabalhem nessa coleta.
RESPOSTA: Alternativa E

COMENTÁRIO: Nota-se com clareza no texto que os grandes mamíferos marinhos não podem viver sem água doce, e portanto, devem se adptar ao meio de forma a conseguir obter água doce. Essas adaptações podem ser fisiológicas, morfológicas e até comportamentais. 

RESPOSTA: Alternativa C

COMENTÁRIO: O texto trata do movimento das placas tectônicas o que resultou na separação das mesmas. O resultado desse movimento foi a separação da única massa de terra em continentes. essa separação provocou um isolamento das espécies que se adaptaram e se reproduziram com suas novas adaptações. 
RESPOSTA: Alternativa B

COMENTÁRIO: Devida as propriedades físico-químicas da água e mais especificamente ao seu elevado calor latente; ela pode permanecer em estado líquido mesmo trocando grande quantidade de calor com um corpo externo. Os organismos vivos podem tirar proveito disso trocando calor com a água que funciona como regulador témico. 

RESPOSTA: Alternativa D

COMENTÁRIO: Os plásticos são produzidos de substâncias petroquímicas ( petróleo ) que são recursos não renováveis. A descoberta do bioplástico pode levar a substituição desses recursos por outros ditos renováveis, como exemplo temos o plástico biodegradável feito com o açúcar da cana-de-açúcar.
  
RESPOSTA: Alternativa B

COMENTÁRIO: Pais puros, Vermelhos (VV), brancos (vv).

Cruzamento de pais puros:
Como o gene responsável pela cor vermelha (V) é dominante em relação ao gene (v) da cor branca, teremos uma 1ª geração 100% vermelha heterozigota (Vv).

Para distinguir plantas vermelhas homozigotas (VV) de vermelhas heterozigotas (Vv), basta cruza-las como plantas brancas que são sempre homozigotas (vv) devido ao gene (v) ser recessivo.

O cruzamento de uma vermelha heterozigota de 1ª geração com uma branca homozigota responde nossa dúvida.
A 2ª geração de pais vermelho heterozigoto (Vv) e branco homozigoto (vv) resulta em 50% vermelho heterozigoto (Vv) e 50% branco homozigto (vv)

Se do cruzamento das plantas de flores vermelhas com plantas de flores brancas nascerem filhos brancos a planta de flor vermelha é heterozigota (Vv), se os filhos forem todos vermelhos a planta de flor vermelha é homozigota (VV).


RESPOSTA: Alternativa D


RESPOSTA: Alternativa D

COMENTÁRIOS: A esfera escura tem densidade de 0,805 g/cm³ e a esfera clara tem densidade de 0,811 g/cm³. Se a mistura possuir densidade entre os dois valores das densidades das esferas, a esfera clara permaneverá no fundo pois é mais densa que a mistura e a esfera escura ficará acima pois é menos densa que a mistura.

RESPOSTA: Alternativa E

COMENTÁRIOS: Inicialmente tem-se 1 kg de rádio-226, depois de um período de 1620 anos tem-se apenas 1/2 kg desse material, em um período de 3240 anos tem-se 1/4 kg do material, depois de 4860 anos tem-se 1/8 kg do material. Percebe-se que em períodos de 1620 anos a quantidade de material radioativo se reduz a metade. Exemplo: quando a quantidade de rádio-226 era 1/4 kg o período transcorrido era 3240 anos ao se passarem 1620 anos o período será 4860 anos transcorridos e a quantidade de material será 1/8 = 1/4 : 2.  Então a meia-vida do rádio-226 é 1620 anos.

RESPOSTA: Alternativa D

COMENTÁRIOS: O núcleo derretido da Terra é produto da decomposição de materiais radioativos que são desintegrados devido as altas pressões do centro da Terra. Esse processo de decomposição envolve energias nucleares dos materiais radioativos, energia esta, utilizada também, em usinas nucleares que se utilizam da energia térmica liberada no processo nuclear. A energia térmica aquece a água que atinge altas pressões e se transforma em energia cinética. A energia cinética movimenta um gerador que por processos eletromagnéticos converte-a em energia elétrica. 

RESPOSTA: Alternativa E

RESPOSTA: Alternativa C

RESPOSTA: Alternativa B

RESPOSTA: Alternativa E

COMENTÁRIOS:  Considerando os dados do problema: a altura h do reservatório até a entrada de água da bomba é 30 m, o comprimento L de cano utilizado para a ligação da bomba com o reservatório é 200 m. Na 1ª tabela o cruzamento da linha com o valor h = 30 e da coluna com o valor L = 200 tem-se o resultadoda altura manométrica H = 45. No gráfico seguinte no eixo vertical encontram-se os valores da altura manométrica, tomando-se como valor o resultado 45 encontrado, o valor correspondente a ela no eixo horizontal que mostra a vazão em L/h é 900. Se a vazão da bomba ligada nessas condições é 900 L/h, então: Em uma hora ligada a bomba bombeia 900 L, com mais um terço de hora que corresponde a 20 minutos a bomba bombeia 300 L. O somatório nos dá a quantidade correta do reservatório. 900 + 300 =1200 L.  O tempo necessário será 1h e 20 min.
RESPOSTA: Alternativa C

RESPOSTA: Alternativa D

COMENTÁRIOS: Como técnica de geração de imagem, a ultrassonografia ou ecografia pode medir a distância entre os órgãos baseando-se na velocidade do som no tecido e no tempo de resposta entre os ecos produzidos pelo tecido. Com base no conceito de velocidade, utilizando-se os valores de velocidade e tempo, pode-se calcular esta distância. Com base nas imagens geradas, a Medicina pode avaliar a qualidade da saúde dos órgãos visualizados.

RESPOSTA: Alternativa C

COMENTÁRIOS: A potência média do motor pode ser calculada utilizando-se o conceito de potência útil, que é o trabalho realizado por uma força responsável por um certo deslocamento. Considera-se o desenho, abaixo, como sendo o trabalho realizado pelo elevador:
 
O motor precisa realizar uma força de 14.000 N para proporcionar um movimento uniforme ao elevador. O trabalho dessa força dirá o quanto de energia o motor vai gastar. Sendo assim, a potência de saída desse motor deve ser o trabalho realizado por essa força no tempo de decorrência do movimento.
Analisando os conceitos acima, tem-se:
Utiliza-se do conceito de velocidade e, então:
Calcula-se, então, a potência desse motor:
Como a potência utilizada pelo trabalho da força é a mesma consumida em forma de energia elétrica, tem-se:
Calcula-se, assim, a corrente elétrica que passa, nesse motor:
Sendo assim, a potência média do motor vale 56 Kw e a corrente elétrica para essa potência será 255 A.

RESPOSTA: Alternativa D

RESPOSTA: Alternativa D

COMENTÁRIOS: A energia solar provoca mudança de estado físico da água acomodada no recipiente, que passa do estado líquido para o gasoso. Este vapor sobe à superfície, aloja-se na parte interna do plástico de cobertura, troca calor com o meio externo e ocorre nova mudança de estado físico. O vapor condensa-se e volta ao estado líquido e escorre para dentro do copo, em forma de água doce.
Pela troca de calor, acima citada, a energia solar, acumulada no vapor d'água, é cedida ao ambiente externo.

RESPOSTA: Alternativa C

COMENTÁRIOS: É fácil de se perceber que variáveis biológicas são referidas por densidade populacional de cianobactérias e de invertebrados bentônicos. As demais alternativas referem-se às variáveis físicas e químicas. 

RESPOSTA: Alternativa D




RESPOSTA: Alternativa C

COMENTÁRIOS:  De 0 °C a 4 °C ocorre uma diminuição do volume específico, uma vez que, o gráfico nesse intervalo é decrescente. O valor do volume específico a 0 °C é, aproximadamente, 1,00015 cm³/g e ao aquecer-se a água para 4 °C o volume passa a, aproximadamente, 1,00001 cm³/g. O decréscimo é de 0,00014 cm³/g, valor que corresponde a 0,04% do volume específico inicial



RESPOSTA: Alternativa E

COMENTÁRIOS: O super-homem está realizando um movimento, uniformente variado, porque sofre a ação da aceleração gravitacional. Nesse movimento a velocidade varia com o passar do tempo que ele ascende ao topo do prédio. Então, para se descobrir a altura que ele vai alcançar será necessário considerar a função horária do movimento uniformemete variado e a função horária da velocidade.
O deslocamento do super homem é calculado pela diferença entre sua posição final s e sua posição inicial s0. O que representa a altura alcançada por ele.
Tem-se, então, uma altura H que depende da velocidade inicial v0, do tempo t e da aceleração da gravidade g. O interessante é que o tempo para alcançar uma certa altura, também, depende da velocidade do super-homem. Vê-se, então:
Substitui-se o valor encontrado para o tempo na função de H:
Esse desenvolvimento foi descoberto por Evangelista Torricelli e mostra que o deslocamento ou altura de um corpo em movimento uniforme depende do quadrado da velocidade média. Ou ainda, o quadrado da velocidade média depende da altura e da aceleração da gravidade local.


RESPOSTA: Alternativa E

COMENTÁRIOS: A transformação de energia  mecânica em elétrica ocorre nos geradores e sua eficiência é bastante grande. A transformação de energia nuclear em elétrica ocorre na usina nuclear e sua eficiência é em torno de 35%. A transformação de energia química em elétrica ocorre nas lâmpadas fluorescentes e sua eficiência é em torno de 20%. A transformação de energia química em energia térmica não ocorre em nenhum item citado A transformação de energia radiante em  elétrica ocorre nas células solares e sua eficiencia é de 5 a 28%, a vantagem seria muito grande se não houvesse as limitações físicas, justificando um maior investimento nesta forma de tecnologia.


RESPOSTA: Alternativa C

COMENTÁRIOS: Se a temperatura da atmosfera do planeta é 900 °C para que tenha água em estado líquido é preciso analisar a pressão atmosférica local e saber o ponto de ebulição da água sob esta pressão, então, não é certo que exista água no estado líquido sem que se faça os cálculos.
A temperatura de ebulição da água depende da pressão atmosférica local, então, se a pressão muda a temperatura de ebulição, também, muda.
O calor de vaporização da água é a quantidade de calor necessária para que toda a massa de água no estado líquido se transforme em massa de vapor d'água.
Um líquido pode ser superaquecido acima de sua temperatura de ebulição normal e não haver formação de bolhas se a pressão exercida sobre esse líquido aumentar nas proporções necessárias.
A temperatura de ebulição pode ser atingida, rapidamente, mas a vaporização é um processo mais lento.



RESPOSTA: Alternativa C



RESPOSTA: Alternativa D


RESPOSTA: Alternativa C


COMENTÁRIOS: A densidade do óleo é de 900 kg/m³, são 8 bilhões de kg de pó de café e desse total 15 % é óleo. Do conceito de densidade, e prestando muita atenção as unidades de medida, pode-se calcular o volume de óleo que será produzido com o pó de café descartado. Tem-se:


De posse do conceito de densidade, deve-se primeiro obter a massa de óleo presente no pó de café. Vê-se:


Calcula-se, então, o volume de óleo através do conceito de densidade.

Preste atenção as unidades, a resposta está em litros e não em . Como 1 tem 1.000 L, faz-se a conversão.


O volume de óleo a ser produzido com o descarte de pó de café é 1,33 bilhões de litros.
RESPOSTA: Alternativa D



RESPOSTA: Alternativa A



RESPOSTA: Alternativa B



RESPOSTA: Alternativa D



RESPOSTA: Alternativa E

COMENTÁRIO: Na etapa I, a energia potencial gravitacional da água represada é convertida em energia cinética da água em movimento na tubulação. Parte dessa energia perde-se em forma de calor devido ao atrito. O maior percentual movimenta as turbinas acopladas ao eixo do gerador e assim a energia cinética se trasnforma em energia elétrica (corrente elétrica).
Na etapa II, os elétrons movem-se pelos condutores que ligam o gerador a residência;nessa etapa parte da energia é perdida em forma de calor devido ao efeito Joule, atrito entre os elétrons e o condutor, a maior parte da energia chega a residência em forma de energia elétrica.
Na etapa III, parte da energia se transforma em calor devido as forças de atrito na tubulação e, também ao efeito Joule  no circuito interno do motor da bomba; a outra parte é transformada em energia cinética responsável por elevar a água até a caixa e por final esta energia cinética é armazenada na água, dentro da caixa d'água em forma de energia potencial gravitacional.


RESPOSTA: Alternativa B

COMENTÁRIOS: Não importa se os casais são brancos ou negros. O que interessa é saber que todos os membros do estudo são heterozigotos (AS). Faz-se o quadro da primeira geração para ambos os casais. que coincidirão, uma vez que todos são heterozigotos (AS). Tem-se:


Como os dois casais apresentam as mesmas características, os valores valem para ambos. Para que nasça 1 filho com anemia falciforme do casal branco "e" um filho com anemia falciforma do casal negro, tem-se uma probabilidade matemática do tipo "e" que é calculada pelo produto das probabilidades individuais. Calcula-se:


A probabilidade do casal branco e do casal negro ter 1 um filho com anemia falciforme é de 6,25% ou 1/16.



RESPOSTA: Alternativa D

COMENTÁRIOS: Dada a fórmula para a diferença de frequência no radar Doppler, basta identificar cada incógnita e realizar os cálculos. Tem-se:


Deve-se tomar cuidado com as unidades de medida e neste caso a frequência da fonte não esta na unidade padrão Hz. Muda-se a unidade de medida da frequência de MHz para Hz e calcula-se a velocidade reletiva da chuva.


A velocidade da chuva é de 15 m/s. Novamente, cuidado com as unidades. A resposta deve ser em km/h. Calcula-se:


Agora sim, A velocidade da chuva é 54 km/h.



RESPOSTA: Alternativa B

COMENTÁRIOS: O primeiro passo é saber a relação entre potência do aparelho elétrico e o consumo de energia. Tem-se:
 

A estudante e suas três amigas gastaram 20 kWh a mais na conta de luz. Desta forma, com uma simples regra de trêspode-se calcular o valor acrescido, em reais, a conta de luz, devido ao uso do secador. Tem-se:

 

O consumo de energia do secador representa um aumento de R$ 12,50 na conta de luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...

DAX'S PUBLICAÇÕES

Professores Responsáveis

  • Prof. Edson Gallina
  • Prof. Reginaldo Nofoente Duran