NO ESPAÇO EM BRANCO, ABAIXO, COLOQUE ASSUNTOS DE SEU INTERESSE E PESQUISE.

Carregando...

VISITÔMETRO DO DAX

Prova ETEC 2º semestre 2009 - D.A. RESOLVE

                                      PROVA DA ETEC - 21 DE JUNHO DE 2009

O D.A. - Centro Cultural "Desafio Alfa" apresenta comentários sobre algumas questões da prova ETEC, realizada em 21 de junho de 2009, a seguir.

O objetivo é mostrar nossa seriedade para analisar as questões.

Se você tiver interesse pelo comentário de alguma questão não resolvida desta prova, clique no link abaixo:
REDE DE ESTUDO COLETIVO

2. FÍSICA - Alternativa E: O Sol é uma fonte inesgotável de energia quando consideramos que o seu tempo de vida é, infinitamente, grande em relação ao tempo de vida de nos humanos.

A energia solar é uma das mais limpas e produz um impacto ambiental bem pequeno se comparado com as energias provenientes de recursos fósseis ou nucleares.

Como o sol pode ser captado em qualquer região, o transporte dessa energia através de grandes distâncias se torna desnecessário.

3. FÍSICA - Alternativa D: As placas de captação da energia solar são aquecidas pela energia térmica dos raios solares que chega até elas pelo processo de irradiação, responsável pela passagem dessa energia pelo vácuo do espaço.
A água é aquecida pela passagem da energia térmica das placas de captação solar para a água através do processo de condução térmica.
A água quente sobe para o reservatório devido a diferença de densidade, a água fria é mais densa e concentra-se na parte mais baixa do sistema e a água quente é menos densa e sobe para as partes mais altas processo denominado convecção.

4. FÍSICA - Alternativa E: Analisando o período de sol que vai das 6:00 h até as 18:00 h perfazendo um ângulo raso de 180º tem-se:Observando o desenho tem-se:
5. FÍSICA - Alternativa B: Num espelho côncavo os raios luminosos que incidem, paralelamente ao eixo principal, refletem passando pelo foco.

6. FÍSICA - Alternativa C: O total de energia consumida em um dia com todos os aparelhos ligados é:
Durante 30 dias tem-se:
Como cada kWh custa R$ 0,40, logo:

7. FÍSICA - Alternativa A:
Como 1 kWh equivale a 3.600.000 J e a altura h = 30 m, tem-se:
A densidade é dada por:

Como a densidade da água é D = 1,0 kg/L, logo:
 

8. FÍSICAAlternativa A: A energia eólica movimenta grandes cata-ventos, o que implica em grandes quantidades de energia cinética e esta energia é transformada em energia elétrica utilizando os conceitos de eletromagnetismo.

12. MATEMÁTICAAlternativa A:

Brasil exportou 19,5 quilômetros cúbicos de água virtual em 2003, só com a agropecuária.O mundo movimenta 1000 km3 de água virtual por ano e desse montante 23 % com comércio de produtos animais.

Uma porcentagem desse total corresponderá aos 19,5 km3 de água virtual do Brasil.

14. MATEMÁTICAAlternativa E:

Amiga 940 dC
Bóris 925 dC
Helga CMXXXVI que equivale a 936 dC
Portanto, Helga é 4 anos mais velha que a amiga.

30 - PORTUGUÊS - Alternativa B

A única resposta que justifica o texto é a alternativa citada, pois, em nenhum momento, apresentaram-se personagens, nem suas ações, muito menos emoções e sentimentos da autora, sequer informações de forma lírica e poética, bem como oposição à tecnologia. Tratou-se, na verdade, da utilização de um informe - queimar o filme - comunicado em ficha técnica de equipamento fotográfico que foi ajustado à comunicação popular e, hoje, muito utilizado pela "moçada": "queimar o filme" (acabar com a imagem de alguém).

31 - PORTUGUÊS - Alternativa D

Os significados corretos (sinônimos) a obsoleta e aviltou são, respectivamente, antiquada e depreciou. De nenhuma forma, obsoleta poderia significar imprecisa, desatualizada, incorreta ou pedante. Obsoleta pode, também, significar ultrapassada.

32 - PORTUGUÊS - Alternativa C

Trata-se de emprego de pronomes relativos. O pronome relativo, além de substituir um nome (um substantivo) fica, sempre, próximo da palavra que substitui. Por isso, além de substituí-la, estabelece uma relação com a substituída. Assim, na frase nasceu a expressão (desse conceito) justifica-se o emprego do qual = desse conceito; conceito, palavra masculina, singular, vem mencionada, na frase anterior; o pronome relativo refere-se à palavra conceito, daí do, acrescido do pronome relativo qual (uma das formas do pronome relativo que).
Que completa a segunda lacuna e funciona como sujeito da frase; que = a qual = a expressão, palavra mencionada, na frase anterior.

44 - PORTUGUÊS - Alternativa C

Com os avanços tecnológicos apresentados, o amigo, cada vez mais, envolve-se nas descobertas que faz ou consegue adquirir e, preso a elas, vai deixando de ser. Vive um mundo de desejos, de conquistas e, preocupado com as evoluções, esquece de acordar = de voltar à realidade. O cachorrinho questiona esse distanciamento e ele confirma.
  • Se você gostou destes exemplos de resoluções da prova ETEC, fale conosco.
  • Registre sua dúvida, no espaço abaixo, clicando em DÚVIDA? AQUI.

17 comentários:

  1. Muito boa essas explicações... gostaria que me pudesse responder a questão 48 e o porquê desta resposta... Muito obrigado...

    ResponderExcluir
  2. Prezado(a). Não sei teu nome, mas desejo boa sorte.

    Eis as explicações sobre a questão 48.

    Resposta certa: alternativa A.

    Explica-se:

    nas frases 1 e 3 usa-se MIM (pronome pessoal do caso oblíquo - 1.a pessoa do singular) pelo fato de vir após as preposições ENTRE e POR (ou qualquer outra preposição)e, também, pelo fato de anteceder a segunda pessoa envolvida. Na relação entre pessoas, se a 1a. pessoa do singular vier antes, seguida de preposições, deve-se usar MIM.

    Usa-se EU (pronome pessoal do caso reto - 1.a pessoa do singular), na segunda frase,por ter a função de sujeito da frase em que consta o verbo DIZER:
    "... é para EU dizer sim à plenitude da vida".

    Se desdobrarmos esta frase, ficará: "... é para que EU diga sim à plenitude da vida". Quem dirá sim à plenitude da vida? Resposta: EU, sujeito.

    Gostou da explicação?

    Suuuuceeeessoooo!!!! Estou torcendo por você, mas identifique-se e divulgue-nos aos seus amigos.

    Professor Edson

    ResponderExcluir
  3. barbara.cagnatto@bol.com.br

    Gostaria de saber, se alguém tem idéia mais ou menos do q possa cair na prova vestibulinho etec do dia 29/11/2009, se alguém tiver, me ajuda, gostaria de informações, ajudas, e explicações!

    Obrigadaa .. aguardo respostas!
    Agradeço se me ajudarem ou não!

    ResponderExcluir
  4. gostaria da explicação da 26.
    da etec 2º semestre de 2009,desde ja obrigado...

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de uma explicação para a questão 14 da etec 2 semestre de 20009.
    Adoraria se me tirasem éssa duvida.

    ResponderExcluir
  6. Queria muito que me respondessem a questão 15 da etec 2 semestre de 2009.
    Fico grato.

    ResponderExcluir
  7. Nossa como nao consegui achar antes esse blog
    vou fazer prova da etec agora dia 29/11
    e quero tirar umas duvidas sobre algumas questoes.
    Parabenizando desde ja o blog.

    ResponderExcluir
  8. 5.Considere o formato do ENIAC um bloco retangular de volume igual a 396 m³.Sabendo que o ENIAC tinha 5,5 metros de altura de 30 metros de comprimento,a medida de sua largura , em metros ,é igual a ....

    ResponderExcluir
  9. .Amei as explicaçoes mas eu preciso muito ,muito aprender geometria e a prova da etec jà è no domingo !

    ResponderExcluir
  10. Eu so estou precisando da Questão nº 26 2º Semestre/2009
    estou com uma grande duvida se a resposta que esta no Gabarito está correto pois pela minha conta esta com outro resultado desde de já sem mais.

    ResponderExcluir
  11. Tenho duvidas nas questões: 9 , 11, 19, 21, 23 , 26 , 29 , 33 , 34 , 36 , 37 , 38 , 40 , 45 e 50 da prova da ETE de junho de 2009.
    Agradeço se você me explicasse cada questão por e-mail.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  12. meu e-mail é : osmar_1408@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber,o que tem haver o texto (Discurso de posse Barack Obama) com as perguntas 01 a 13, nao vejo coerencia do texto com essas 13 perguntas..por favor..me ajudem..

    ResponderExcluir
  14. Gostaria que você podesse me reponder a questão 26 do etec de 2009

    ResponderExcluir
  15. suponhamos que o ourives da corte, na famosa histò´ria de Arquimedes, tivesse apresentado ao rei uma vistosa coroa de volume 62,5cm e massa 1,0kg. Considerando ser igual a 20,0g/cm a densidade do ouro e 10,0g/cm a densidade da prata,
    ROSIFERREIRABTO@.COM

    ResponderExcluir
  16. professor edson se vc tiver alguma forma de contato favor me passar o seu email para nós conversarmos melhor!

    ResponderExcluir
  17. NOME:Bruno
    E MAIL:mlk_brunodelfino@hotmail.com

    Olá vou fazer a prova da etec e queria saber como deixa os estudos mais faceis ?

    ResponderExcluir

Para confirmar seu interesse, informe a questão, o nome da prova, seu nome completo e e-mail pessoal.
Se preferir, mande-nos as informações para nosso e-mail: desafio.alfa@gmail.com .

DAXIANOS DO CONHECIMENTO - SEJA MAIS UM...